Aqui partilho as minhas receitas, e experiências na minha cozinha, onde eu adoro estar.
quinta-feira, 27 de março de 2014
Vitela a lanfões
Vitela assada à lafões
ingredientes:
1,5 kg de vitela da parte da Aba
sal qb
sumo de limão
2 dentes de alho
2 cebolas
2 copos de vinho branco
1 folha de louro
alecrim qb
100g de margarina
Batatas cortadas em quartos
Limpe a carne de maneira que fique sem gorduras.
Tempera-se com sal, sumo de limão, alecrim e fica a marinar de um dia para o outro. A parte, mistura-se dois dentes de alho, duas cebolas pequenas, dois copos de vinho branco, uma folha de louro e sal q.b.
Num tabuleiro de barro (de preferência barro cinzento )derretem-se 100g de margarina, coloca-se a carne e vai ao forno.
Durante a assadura vai-se regando com o molho.
A carne deve assar lentamente e vai-se regando com o molho, virando-se de vez em quando.
Serve-se a carne cortada em fatias com batatas, arroz de couve.
terça-feira, 25 de março de 2014
Caracóis de canela
Foram os reis da minha mesa de pequeno almoço no fim de semana ... desapareceram num instante, ficaram aprovadicimos .
Caracóis de canela
1 ovo grande
225ml de leite morno
50g de manteiga derretida sem sal ( usei do Aldi )
500g de farinha ( usei tipo 55 )
1 colher de sobremesa de essência de baunilha
75g de açúcar amarelo
1 saqueta de fermento seco
Colocam-se todos os ingredientes na cuba da máquina do pão e escolhe-se o programa, Amassar e levedar (na minha máquina é o nº8).
Quando acabar o programa, retira-se a massa da cuba e coloque-a numa bancada polvilhada de farinha.
Com o rolo da massa estenda até ficar com uma forma rectangular. Barra-se com o recheio já preparado anteriormente e enrolar como se fosse uma torta.
Corta-se rodelas com 2 cm de grossura e coloca-se num tabuleiro com papel vegetal, e vai ao forno, cozer a 180*c.
Recheio
50g de manteiga
3 de sopa de açúcar mascavado
1 colher de chá generosa de canela em pó
Derrete-se a manteiga e adiciona-se o açúcar e a canela, envolve-se bem é reserve.
quinta-feira, 20 de março de 2014
Bolo de morangos
Mas ficou uma obra prima que os meus filhos ofereceram ao pai
2 chávenas de açúcar
1pacote de gelatina de morango
120 gr de margarina amolecida
4 ovos grandes
2 chávenas e meia de farinha
2 colheres de chá de fermento em pó
1chávena de leite
1colher de sopa de essência de baunilha
250 gr de morangos em purê
Recheio e cobertura :
1embalagem de mascarpone
1 embalagem de natas
6 colheres de sopa de açúcar
1 chávena de morangos cortados
Pré- aqueça o forno a 180*c.
Forra-se duas formas redondas com o mesmo diâmetro, com papel vegetal.
Numa tigela bate-se a margarina com o açúcar e a gelatina de morango até formar um creme, mistura-se os ovos um a um.
Depois mistura-se a farinha com o fermento pouco a pouco, vai alternando com o leite.
Adiciona-se de seguida o purê de morangos e a baunilha.
Divide-se a massa em duas partes iguais.
Leva-se ao forno a cozer até sair o palito limpo.
Retira-se do forno e deixa-se arrefecer um pouco depois desenforma.
Bate-se o mascarpone com as natas e o açúcar até ficar um creme firme.
Coloca-se um bolo num prato e espalhe um pouco do creme depois coloca-se os morangos em pedaços e coloca o outro bolo por cima, cobre-se com o creme restante e decora-se com morangos inteiros.
Vai para o frigorífico até a hora de servir.
sábado, 15 de março de 2014
Bacalhau á Sábia
Este bacalhau foi o meu pai que fez para o jantar no aniversário dele, fiquei encantada, claro que já não saí de casa dos meus pais sem trazer a receita comigo.
Bacalhau á sabiá
300 gr de bacalhau
2 alheiras
Um molho de grelos
2 dl de azeite
3 dentes de alho
Sal e pimenta qb
Miolo de broa de milho esfarelada
Comece por:
Cozer os grelos e o bacalhau, retira -se da água deixe arrefecer e lasque o bacalhau.
Numa frigideira leva ao lume um dente de alho, com as alheiras sem pele, deixe cozinhar um pouco.
Agora vamos colocar num pirex ou num tabuleiro para ir ao forno, por camadas ;
Em 1* os grelos! depois as alheiras em seguida o bacalhau, tempera-se com sal e pimenta e para finalizar cobre-se tudo com o miolo da broa.
Leva-se ao lume o azeite com 2 dentes da alho deixa ferver e verte-se por cima da broa, vai ao forno a gratinar.
Bacalhau á sabiá
300 gr de bacalhau
2 alheiras
Um molho de grelos
2 dl de azeite
3 dentes de alho
Sal e pimenta qb
Miolo de broa de milho esfarelada
Comece por:
Cozer os grelos e o bacalhau, retira -se da água deixe arrefecer e lasque o bacalhau.
Numa frigideira leva ao lume um dente de alho, com as alheiras sem pele, deixe cozinhar um pouco.
Agora vamos colocar num pirex ou num tabuleiro para ir ao forno, por camadas ;
Em 1* os grelos! depois as alheiras em seguida o bacalhau, tempera-se com sal e pimenta e para finalizar cobre-se tudo com o miolo da broa.
Leva-se ao lume o azeite com 2 dentes da alho deixa ferver e verte-se por cima da broa, vai ao forno a gratinar.
terça-feira, 4 de março de 2014
Monkey Bread
Está foi a melhor maneira de festejar o carnaval já que estamos de "molho".
Para o lanche preparei monkey bread, isso mesmo pão macaco. Fiz duas versões uma doce e uma salgada, porque estava muito indecisa entre a versão da minha amiga Leia e outra versão da Carla.Então inspirei-me e fiz a minha própria versão, mas podem visitar as outras versões, aqui!!
http://www.comeresocomecar.com/2013/06/monkey-bread-pizza.html
http://carlamelim.blogspot.pt/2013/08/monkey-bread.html
Monkey bread
Para a massa:
1 ovo batido
225ml de leite
50g de manteiga amolecida sem sal ( usei do Aldi )
500g de farinha ( usei tipo 55 )
75g de açúcar amarelo
1 saqueta de fermento seco
Para passar as bolinhas:
100g de manteiga derretida fria ( usei sem sal)
4 colheres de sopa de açúcar mascavado
2 colheres de sopa de canela
Colocam-se todos os ingredientes na MFP, já sabem em 1* lugar os líquidos depois os sólidos e programa-se para :Amassar e levedar...Na minha máquina é o nº8 que demora 1h30m.
Numa tigela misture o açúcar com a canela e reserve.
Unta-se com margarina uma forma de buraco. (Como só tenho uma forma pequena de buraco no meio, coloquei um copo pequeno forrado com papel de alumínio no meio da forma.)
Assim que acabar o programa, retire a massa da MFP e coloque-a numa bancada polvilhada com farinha.
Retira-se pequenos pedaços e fazem-se bolas, que se passam na margarina derretida e depois pelo açúcar e canela.
Colocam-se as bolinhas na forma , e deixe levedar novamente mais 30 minutos, leve a cozer em forno Pré-aquecido a180*c.
O meu filho mais novo adorou esta versão, ele adora canela...
Para a versão salgada:
Abra cada bolinha na palma da mão polvilhada levemente com farinha, coloque o fiambre aos quadradinhos, o chouriço aos quadradinhos e o queijo mozarella ralado e feche formando uma bolinha.
De seguida, passe as bolinhas pela manteiga derretida e polvilhe com orégãos .
Coloque as bolinhas numa forma de buraco no meio. Deixe levedar novamente cerca de 30 minutos e leve então a cozer em forno Pré- aquecido a 180*.
O meu filho do meio adorou esta sugestão . Quanto a mim é difícil decidir...
Para o lanche preparei monkey bread, isso mesmo pão macaco. Fiz duas versões uma doce e uma salgada, porque estava muito indecisa entre a versão da minha amiga Leia e outra versão da Carla.Então inspirei-me e fiz a minha própria versão, mas podem visitar as outras versões, aqui!!
http://www.comeresocomecar.com/2013/06/monkey-bread-pizza.html
http://carlamelim.blogspot.pt/2013/08/monkey-bread.html
Monkey bread
Para a massa:
1 ovo batido
225ml de leite
50g de manteiga amolecida sem sal ( usei do Aldi )
500g de farinha ( usei tipo 55 )
75g de açúcar amarelo
1 saqueta de fermento seco
Para passar as bolinhas:
100g de manteiga derretida fria ( usei sem sal)
4 colheres de sopa de açúcar mascavado
2 colheres de sopa de canela
Colocam-se todos os ingredientes na MFP, já sabem em 1* lugar os líquidos depois os sólidos e programa-se para :Amassar e levedar...Na minha máquina é o nº8 que demora 1h30m.
Numa tigela misture o açúcar com a canela e reserve.
Unta-se com margarina uma forma de buraco. (Como só tenho uma forma pequena de buraco no meio, coloquei um copo pequeno forrado com papel de alumínio no meio da forma.)
Assim que acabar o programa, retire a massa da MFP e coloque-a numa bancada polvilhada com farinha.
Retira-se pequenos pedaços e fazem-se bolas, que se passam na margarina derretida e depois pelo açúcar e canela.
Colocam-se as bolinhas na forma , e deixe levedar novamente mais 30 minutos, leve a cozer em forno Pré-aquecido a180*c.
O meu filho mais novo adorou esta versão, ele adora canela...
Para a versão salgada:
Abra cada bolinha na palma da mão polvilhada levemente com farinha, coloque o fiambre aos quadradinhos, o chouriço aos quadradinhos e o queijo mozarella ralado e feche formando uma bolinha.
De seguida, passe as bolinhas pela manteiga derretida e polvilhe com orégãos .
Coloque as bolinhas numa forma de buraco no meio. Deixe levedar novamente cerca de 30 minutos e leve então a cozer em forno Pré- aquecido a 180*.
O meu filho do meio adorou esta sugestão . Quanto a mim é difícil decidir...
segunda-feira, 3 de março de 2014
Bolinhos de aveia
Dias muito complicados aqui por casa, com o meu filho mais novo doente, mas como o bichinho da cozinha fala mais alto e tinha de fazer qualquer coisa, fui a procura de algo fácil e rápido .
Bolinhos de aveia
400 gr de aveia
5 colheres de sopa de açúcar mascavado
1 clara
Meia chávena de leite magro
5 colheres de sopa de azeite
1 colher de sobremesa de fermento em pó
1 colher de sobremesa bem cheia de canela
1 colher de sobremesa de essência de baunilha
Numa tigela misture tudo, amasse e forme bolinhas pequenas.
Coloque num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve ao forno a 180*c entre 15 a 20 minutos.
Devem ficar lourinhos.
No fim de frios, guarde numa caixa que feche bem hermeticamente.
Ps: estes bolinhos são deliciosos e tem poucas calorias...
domingo, 2 de março de 2014
Bytes de croissant com curd de laranja e nutella
Fica como sugestão para fazer esta semana é muito fácil de fazer e o sucesso é garantido.
Bytes de croissants com nutella e curd de laranja.
2 bases de massa para croissants ( usei marca continente)
Nutella qb
Curd de laranja qb
Cortam-se as massas pelo picotado, coloca-se um pouco de nutella numa das massas e na outra, curd de laranja,depois enrola-se como como indica a embalagem.
Cortam-se ao meio e colocam-se numa forma com as pontas viradas para cima.
Eu coloquei ao centro as metades com curd de laranja e por fora as metades com nutella .
Quando a forma estiver cheia, coloca-se colherada de curd nos intervalos da massa.
Vai ao forno a 180*c até ficarem cozidos.
Subscrever:
Mensagens (Atom)








