quarta-feira, 4 de junho de 2014

Bundant cake de licor beirão


Lançaram o desafio de um bundant com uma bebida, eu resolvi fazer com a bebida preferida do meu marido e ele ficou deliciado com o bolo.


Bundant cake de licor beirão

100 gr de margarina a temperatura ambiente
1 chávena e meia de açúcar branco
3 ovos
2 colheres de sopa de licor beirão
1 chávena de creme fraiche
2  chávena de farinha de trigo
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de fermento em pó
1 chávena de farinha de amêndoa 
 

Recheio :
1 colher de sobremesa de canela em pó
1 colher de sopa de licor beirão
5 colheres de sopa de açúcar branco


Instruções

Preaqueça o forno a 200 *c. Unte  e polvilhe uma forma de bundant cake
Bata a margarina e o açúcar com a batedeira até ficar um creme esbranquiçado.
Adicione os ovos um de cada vez. Misture o licor beirão depois as farinhas,  o bicarbonato e o fermento em pó. Adicione as farinhas alternadamente com o creme fraiche. Despeje metade da massa na forma de bundant cake já untada e polvilhada.


Misture as colheres de açúcar branco com a canela e o licor beirão.
Coloque este preparado sobre a massa na forma. Coloque o resto da massa de bolo sobre o recheio, de maneira a que fique todo tapado.
Vai ao forno a 200*c mais ao menos 40 minutos. Retire do forno deixe descansar 5 minutos e desenforme e decore com açúcar em pó e fios de ovos.

Quero agradecer a Lia e a Mena por mais este desafio, beijinhos para as duas

domingo, 1 de junho de 2014

Brownies de nutella e Oreos




https://www.facebook.com/groups/181929905314399/
Este é o link do grupo Dia um na cozinha... É a segunda vez que estou a participar vamos ver se desta eu consigo fazer tudo direitinho à primeira.
Desta vez o tema são brownies para celebrar um ano deste projeto e o dia mundial da criança.
Eu resolvi fazer brownies de nutella e Oreos.
Os meus filhos adoraram até disseram ... Tens de fazer mais vezes, esta delícia mãe.



Brownies de nutella e Oreos 

 -Um pacote de Oreos de 154 gr (cerca de 14 oreos deve ser suficiente )
 - 3 ovos
-125 gr de Nutella
-200 gr de açúcar.
 - 140 gr de manteiga.
-125 gr de farinha. 
-25 gr de cacau em pó.
 -Uma pitada de sal.
 -1 colher de chá de essência de baunilha 
-100 gr  de chocolate culinário 


Primeiro, derreta a manteiga com o chocolate no microondas. Em seguida, coloque os ovos, o açúcar, a nutella, a essência de baunilha e mistura-se á manteiga numa tigela, mexendo bem. Depois disso, adicione a farinha o cacau em pó e a pitada  de sal, misture tudo até obter uma pasta homogênea.
Num tabuleiro forrado com papel vegetal, coloca-se no fundo uma camada de massa, depois  as Oreos inteiras. (Eu usei 10 oreos ). Depois, coloque a  restante massa por cima das Oreos de maneira a que fiquem todas cobertas.


Polvilha-se com pedaços grandes das restantes 4 bolachas.
Coloca-se no forno a 180*c, cerca de 20 minutos. 
Corta-se em quadrados e serve-se ainda quente acompanhado com uma bola de gelado.


Quero deixar os meus parabéns a Isabel Figueiredo e a Isabel Fernandes por este projeto que começáram a 1 ano .

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Peitos de frango gratinados



Uma receita fácil e simples de preparar como eu gosto, obrigada pela receita Anabela ... realmente tinhas razão fica uma delícia.


Peitos de frango gratinados

6 peitos de frango
1 embalagem de queijo mozarella ralado
1 lata de azeitonas pretas sem caroço
Massa de alho qb
Sal e pimenta qb
Orégãos e tomilho para polvilhar


Temperam-se os peitos de frango com sal e pimenta e a massa de alho.
Levam-se ao lume numa frigideira com uma colher de azeite, vai- se virando para ficarem todos "douradinhos".
Colocam-se os peitos de frango num pirex com a parte de dentro virada para cima,( aquela parte que parece que tem um corte).
Nessa ranhura dos peitos coloca-se as azeitonas cortadas em rodelas finas , depois tapa-se com queijo mozarella e polvilha-se com orégãos e tomilho e vai ao forno para gratinar.
Acompanha com salada e arroz branco.



quarta-feira, 21 de maio de 2014

Pernil no forno



Um prato delicioso, mas é daqueles que fica o colesterol a bater palminhas, por isso não se pode abusar...

Pernil de porco tostado no forno

1 pernil de porco
1 cebola
2 cravinhos
Sal e pimenta qb
5 a 6 alhos bem picados. ( também se pode usar massa de alho )
1 colher de sopa de margarina
Orégãos qb 


Coloca-se a cozer o pernil num tacho com água, sal, pimenta, a cebola com os cravinhos espetados e deixa-se ferver 10 a 15 minutos.
Retira-se da água deixa-se arrefecer um pouco .
Numa taça derrete-se a margarina e mistura-se os alhos bem picadinhos e os orégãos, barra-se todo o pernil com esta mistura e vai ao forno a tostar até ficar com a pele bem estaladiça.
Acompanha com batata frita e salada.

 Um prato delicioso, mas que não se pode abusar ...

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Taças de chocolate

Uma receita que esperou muito tempo para chegar aqui,  andou perdida pela gaveta das receitas muito tempo, até que chegou o dia dela e adorei, ficou deliciosa, fez sucesso.


Taças de chocolate 

3 folhas de gelatina
2 colheres de sopa de rum
100 gr de chocolate culinário 
3 ovos
1 lata de leite evaporado
200 gr de açúcar
1 pacote de natas
Bolinhas de chocolate para decorar

Coloca-se as folhas de gelatina de molho em água fria, depois escorre-se a água e leva-se ao micro ondas 30 segundos para derreterem e mistura-se com o rum.
Coloca-se o chocolate numa tigela de vidro e vai derreter no micro ondas.
Bate-se o rum com as gemas, o sal, o leite evaporado e 100 gr de açúcar, leva-se ao micro ondas a cozer na potência máxima mais ao menos 6 minutos ou até engrossar, deve-se ir mexendo várias vezes. Deixa-se arrefecer e adiciona-se aos poucos o chocolate derretido.
Bate-se as claras em castelo e adiciona-se o restante açúcar , vai adicionando a mistura anterior, só envolvendo sem bater.
Coloca-se em taças individuais e decora-se com as natas batidas em chantilly com 3 colheres de açúcar.
Decora-se com bolinhas de chocolate 


terça-feira, 6 de maio de 2014

Hummingbird Bundt Cake


Foi um pouco complicado,achei que não ia conseguir participar, no 8* desafio bundtmania! primeiro foi o bolo... Só a terceira tentativa é que ficou bem. Andei 2 dias para conseguir publicar a receita mas valeu a pena está divinal. A decoração foi um miminho para o dia da mãe
Aos ingredientes " obrigatórios" do Hummingbird cake eu adicionei mais um, que na minha opinião combina na perfeição com o abacaxi, as nozes e as bananas.
Espero que gostem. 

Obrigada a Mena do blog
Obrigada a Lia do blog

Hummingbird Bundt cake

3 chávenas de farinha tipo branca de neve
2 chávenas  de açúcar 
1 colher de chá de sal 
1 colher de chá de bicarbonato 
1 colher de chá de canela em pó 
3 ovos grandes
1 chávena de Óleo 
2colheres de chá essência de baunilha
100 gr de cenoura ralada
200 gr de abacaxi
1chávena de nozes
2 chávenas de bananas cortadas em pedaços

Mistura-se todos os ingredientes secos numa tigela.
Noutra tigela misture a baunilha, abacaxi, a cenoura com o óleo e passa-se com a varinha mágica até ficar grosseiramente triturado. Em seguida adiciona-se os ovos,  depois a mistura dos ingredientes secos e bate-se.
Para finalizar, mistura-se as bananas e as nozes na massa envolvendo tudo com cuidado, para ficar pedaços grandes.
Vai ao forno a 170*c, numa forma de Bundt  cake untada e polvilhada com farinha.
Quando estiver cozido desenforma-se e deixe arrefecer.


Para o creme : 
1 embalagem de mascarpone 
1pacote de natas
100gr de açúcar em pó
1colher de sobremesa de essência de baunilha
Bate-se tudo até ganhar uma consistência que não escorra no bolo.
Coloca-se só na parte de cima do bolo e decora-se a gosto.
( eu usei flores secas comestíveis )



bundtmania-8a.html

quinta-feira, 1 de maio de 2014

Pão integral de centeio, trigo e espelta



Pela 1*vez vou participar no grupo Dia 1 na cozinha.
Vamos ver se hoje vou conseguir participar com o meu pãozinho.
A ideia é genial, a amiga Isabel Fernandes é das embaixadoras do grupo se quiserem espreitar é aqui :
https://www.facebook.com/groups/181929905314399/
O tema deste mês é o pão para homenagear o dia do trabalhador. 
O link do grupo é este 

Pão integral de centeio, trigo e espelta 


300 ml de água morna
1 colher de sopa de óleo
1 colher de sopa de açúcar mascavado
1 colher de chá de sal
200 gr de farinha de trigo ( usei marca 100% )
200 gr de farinha de centeio ( usei marca 100% )
100 gr de farinha de espelta
1 cubo de fermento padeiro 



Derrete-se o fermento na água morna.
 Coloca-se  todos os ingredientes na cuba  da máquina, já se sabe primeiro os
 líquidos, depois os secos.
Eu só utilizei o programa de amassar e levedar, depois retirei a massa moldei! decorei com sementes e foi a cozer ao forno a 200*c num tabuleiro forrado com papel vegetal.
Quentinho com manteiga ...fica uma delícia .
Para fazer á mão:
Mistura-se as farinhas com o açúcar e o sal, faz-se uma cova no meio e cola-se o óleo e a água morna com o fermento padeiro derretido.
Amassa-se e deixa-se levedar 2 a 3 horas num local quente.
Depois é só tender o pão, decora-se com sementes e vai ao forno a 200* .