sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Tarte choco ao rum


Uma sobremesa deliciosa para um jantar especial.
Como era especial eu decorei com sementes de pimenta rosa e bolinhas de chocolate, da-lhe assim um ar mais" tchnan", mas também pode ser decorado com raspas de chocolate ou palitos de chocolate

Tarte  choco rum
Base
150 gr de bolachas de chocolate diet ( usei fibra linea da cuetara )
80 gr de avelãs 
80 gr de margarina derretida
Tritura-se as bolachas com as avelãs no processador . 
Mistura com a margarina derretida  e forra uma forma  de tarte com esta massa, coloca no frigorífico a descançar.
( eu forrei as formas com papel de alumínio, deixando umas pontas grandes para conseguir desenformar melhor.)


Creme:
Numa tigela coloca-se 100 ml de leite, 200 gr de chocolate negro, 200 gr de chocolate de leite
Vai a derreter no microondas, adiciona 3 gemas, e torna a levar ao microondas mais 20 segundos.
Bate-se 200 ml de natas com 4 colheres de sopa de stevia e 4 a 5 gotas de sumo de limão, 60 ml de rum, adiciona depois 5 folhas de gelatinas derretidas. Mistura-se o chocolate derretido com a mistura das natas e envolve -se bem.
Coloca o creme por cima da base e torna a ir para o frigorífico até servir.
Decora com bolinhas  de chocolate e algumas sementes de pimenta rosa, acompanha uma bola de gelado de baunilha.



Ps: Stevia é um adoçante sem calorias, eu comprei no Aldi

sábado, 26 de julho de 2014

Piza de presunto com figos

Está foi daquelas receitas que quando os meus filhos chegaram a mesa e viram a piza disseram hoooooo.
Mas quando acabou, adoraram e disseram mãe tens de fazer mais vezes!!!



Pizza de presunto com figos

Um jantar de piza que fica na memória, pois quando chegaram a mesa foi uma careta tipo "Daaaaaaa" mas teve um final feliz.
Adoramos, mas no fim do jantar o meu marido deu a sugestão para a próxima experimentar com queijo mozarella fresco fica a dica... Experimente e conte como ficou... 

Piza de presunto com figos...


Para a massa:

1 ovo
2 colheres de sopa margarina
2 colheres de sopa de azeite
1 chávena de  leite morno
1 pacotinho de fermento de pão seco
1 colherdes sopa rasa de açúcar
500 gramas de Farinha 
1 pitada de sal

Coloca-se todos os ingredientes na MFP liga no programa de amassar e levedar.
Depois é só retirar da cuba e utilizar

Se não tiver MFP, amassa tudo á mão.
Também se pode utilizar daquelas bases refrigeradas a venda nos supermercados .

Montagem da pizza:

No fim da massa estar esticada coloca a tomatada ( que pode ser de compra ).
Depois o queijo mozarella ralado, por cima, as fatias de presunto e por ultimo os fogos cortados em quatro e pulverizados com vinagre balsâmico .
Polvilhei com manjericão e foi ao forno.
Quando saiu do forno coloquei agriões baby.


terça-feira, 15 de julho de 2014

Ninhos de alheira

Uma entrada que aprendi com o chef Sérgio Parente...
Cá em casa foi testada, provada e comprovada, adoraram


Ninhos de alheira
1 alheira
1cebola pequena
1colher de sopa de azeite
200 gr de pão ralado temperado com alho e coentos
12 batatas pequenas
12 ovos de codorniz
1dl de vinagre
2 ovos

Retire a pele da alheira e desfaça-a com um garfo.
Numa frigideira, coloquei azeite, a cebola picadinha deixe que fique translúcida e junte a alheiras deixe saltear um pouco.
Lave as batatinhas e forre-as com papel de alumínio, deixando uma ponta para poder segurar melhor.
Com o preparado da alheira forra a batata até ao meio pressionando um pouco para que adira bem a batata.

Passe por ovo batido e pão ralado e leva a fritar.


Deixe arrefecer um pouco e retire a batata.
Num tacho junte 3 dl de água e 1 dl de vinagre, deixe ferver e depois baixe o lume.
Parta os ovos de codorniz um a um para uma taça e coloque na água para escalfar, deixe cozer a clara. Com a ajuda de uma escumadeira retire o ovo para um recipiente com água fria para parar a cozedura .
Depois é só colocar um ovo em cada cavidade da alheira e servir.

segunda-feira, 7 de julho de 2014

Salada de espinafres com anchovas



Uma salada fresquinha, agora no verão sabe tão bem... Verão que teima em não aparecer.

Salada de espinafres com anchovas

100 gr de folhas de espinafre
8 tomates Cherry mini
1 colher de sopa de milho
 6 a 8 filetes de anchova
8 quadrados de melão
1 colher de sopa de pinhões 
1 colher de sopa de sementes de abóbora 
6 ovos de codorniz cozidos
Azeite e vinagre balsâmico qb
Manjericão seco para polvilhar


Agora é só colocar numa travessa funda pela ordem que está em cima e fica uma deliciosa salada.
Adorei o contraste do melão com as anchovas, espero que gostem. 

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Muffins com pepitas de chocolate

Ando com problemas com a net já a vários dias vamos lá ver se hoje consigo colocar esta delícia 



Muffins com pepitas de chocolate

100 gr de água 
120 gr de óleo
100 gr de açúcar 
2 ovos
200 gr de farinha tipo 55
1 pitada de sal
1 colher de sobremesa de fermento em pó
80 gr de pepitas de chocolate
Açúcar granulado para polvilhar

Bata os ovos com o óleo e a água.
Adicione o açúcar, a pitada de sal e por ultimo a farinha,bata até ficar uma massa lisa.
Envolva as pepitas de chocolate delicadamente de preferência com um batedor de mão .
Coloque a massa em formas de muffins, untadas ( se utilizar de silicone não é necessário ). Enche 2/3 da forma com massa e polvilha com o açúcar granulado vai ao forno a 180*c mais ou menos 20 minutos.

terça-feira, 10 de junho de 2014

Pão de leite condensado


Pão de Caracol  de leite condençado

Ingredientes da massa: 
meia lata de leite condensado
meia lata de água morna
50 gr de manteiga sem sal amolecida
2 ovos + 1 ovo para pincelar
20 gr de fermento  para pão
1 colher de sobremesa rasa de sal
500 gr de farinha de trigo tipo 65

Recheio:
Meia lata de leite condensado
1 colher de sobremesa de canela 

Misture os dois ingredientes do recheio e reserve.

Modo de preparo da massa:
Bate-se no liquidificador: o leite condensado, a água,os ovos e o fermento, até ficar tudo bem misturado.coloca-se numa tigela  e vai-se acrescentando a farinha aos poucos. Quando a massa começar a ficar pesada, transfira para a bancada enfarinhada e amasse até a massa soltar das mãos. Tapa-se a tigela e deixa-se levedar até dobrar de volume, mais ou menos por 1 hora.estende-se a massa na bancada com o rolo, formando um retângulo. Pincele com o recheio, espalhe o recheio na massa e enrola-se formando uma grande torta.Corta-se em fatias grossas e coloca-se num tabuleiro forrado e untado com papel vegetal.
Pincela-se a massa com ovo e vai a cozer  em forno pré-aquecido a 190*c. 


Ps: eu fiz a massa na MFP, já se sabe em 1* os líquidos depois os sólidos  no programa de amassar e levedar! depois retirei a massa da cuba e recheei .
Antes de colocar no forno polvilhei com açúcar granulado.

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Bundant cake de licor beirão


Lançaram o desafio de um bundant com uma bebida, eu resolvi fazer com a bebida preferida do meu marido e ele ficou deliciado com o bolo.


Bundant cake de licor beirão

100 gr de margarina a temperatura ambiente
1 chávena e meia de açúcar branco
3 ovos
2 colheres de sopa de licor beirão
1 chávena de creme fraiche
2  chávena de farinha de trigo
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de fermento em pó
1 chávena de farinha de amêndoa 
 

Recheio :
1 colher de sobremesa de canela em pó
1 colher de sopa de licor beirão
5 colheres de sopa de açúcar branco


Instruções

Preaqueça o forno a 200 *c. Unte  e polvilhe uma forma de bundant cake
Bata a margarina e o açúcar com a batedeira até ficar um creme esbranquiçado.
Adicione os ovos um de cada vez. Misture o licor beirão depois as farinhas,  o bicarbonato e o fermento em pó. Adicione as farinhas alternadamente com o creme fraiche. Despeje metade da massa na forma de bundant cake já untada e polvilhada.


Misture as colheres de açúcar branco com a canela e o licor beirão.
Coloque este preparado sobre a massa na forma. Coloque o resto da massa de bolo sobre o recheio, de maneira a que fique todo tapado.
Vai ao forno a 200*c mais ao menos 40 minutos. Retire do forno deixe descansar 5 minutos e desenforme e decore com açúcar em pó e fios de ovos.

Quero agradecer a Lia e a Mena por mais este desafio, beijinhos para as duas