sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Lombos de salmão à Betisses



Este prato fiz para o meu filho do meio, que nunca quer peixe, mas este ele adorou e disse que posso fazer mais vezes...

Lombos de salmão  à Betisses

4 lombos de salmão 
1 colher de sopa de massa de alho
Orégãos qb
1 colher de sopa  de azeite
Sal qb

Numa tigela mistura-se a massa de alho, os orégãos e o azeite .
Tempera-se os lombos de sal e barra-se os lombos com a mistura anterior .
Leva-se ao lume numa frigideira anti-aderente com um pingo de azeite, em lume baixo e vai-se virando para ficar douradinho de todos lados.

Para as batatas gratinadas:
600 gr de batatas cortadas em rodelas finas
2 cebolas roxas cortadas em rodelas finas
1 cubo de caldo de marisco
3 pés de salsa picada
100 ml de natas
Piri-piri qb
100 gr de miolo de berbigão sem casca
2 a 3 colheres de sopa de água dos berbigões 
Queijo ralado

Coloque as rodelas de batata num tacho com água a ferver tempere com sal e tape sem ir ao lume, deixa-se assim a repousar e vai-se preparando o resto...
Numa tigela mistura-se, as natas o cubo de marisco, a salsa e um pouco da água dos berbigões ( 2 a 3 colheres de sopa ). Tempera-se de sal e piri-piri.
Escorra a água das batatas.
Numa assadeira bonita para ir a mesa, coloque as batatas, as cebolas e os berbigões em camadas, depois verta o creme das natas por cima, polvilhe com o queijo ralado e vai para o forno até gratinar.

Legumes salteados:
1 embalagem de agriões bebé
4 tomates Cherry cortados ao meio
1 cebola roxa picada
2 dentes da alho picadinhos
1 lata de cogumelos cortados 
Azeite qb
Vinagre balsâmico qb

Numa frigideira coloque um pouco de azeite, quando estiver quente coloque todos os outros ingredientes. Deixe saltear até os agriões começarem a ficar murchos .
Tempere de sal e refresque com um pouco de vinagre balsâmico a gosto.
Depois é só servir




quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Tarte Santiago

 Uma receita do  blog o barriguinhas da minha amiga Lúcia . Era daquelas receitas que estava na pasta das receitas a experimentar, fácil e rápida com eu gosto ... E ficou  aprovada.

Tarte Santiago 


Ingredientes
5 Ovos
250gr de açúcar
250gr de farinha de amêndoa
1/2 Colher de café de Canela
Raspa de 1 Limão

Preparação :
Aquecer o forno a 180º. Untar uma forma com margarina e polvilhar de farinha. Reservar.  ( Eu forrei com papel vegetal ). 
Bater o ovos com o açúcar até obter um creme fofo, volumoso e esbranquiçado.
Juntar a amêndoa triturada em farinha, a canela, a raspa do limão e mexer sem bater muito até estar uma mistura homogénea.
A massa fica um pouco liquida, mas é normal.
Verta a massa para a forma e leve ao forno durante 30 minutos.
Retire deixe arrefecer 10 minutos de desenforme com cuidado.
Depois de morna polvilhe com algumas amêndoas laminadas e açúcar em pó.

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Piza com camarão

Para esta piza eu usei uma massa de compra é uma maravilha porque ela vem temperada com ervas de provença e alecrim, fica logo com um sabor soberbo na massa.



Para a tomatada :
1 lata de tomate triturado
1cebola picadinha 
1dente de alho picado
2 a 3 colheres de sopa de azeite
Orégãos qb
2 colheres de sopa de uma sopa de marisco da konorr


Faz-se um refugado com a cebola, o alho e o azeite, quando a cebola ficar murcha coloca-se o tomate, e tempera-se com a sopa da konorr, um pouco de piri-piri e os orégãos e deixa-se ferver um pouco em lume baixo.
Coloca-se a tomatada sobre a massa.
A seguir a tomatada, coloca o queijo mozarela ralado, depois chourição e bacon,
E os camarões só com a cabeça .
Para finalizar polvilha-se com manjericão seco e dois dentes de alho bem picadinhos. ( eu faço com o espremedor de alhos )
Vai ao forno .


PS: os camarões podem ser crus ou cozidos, no caso dos crus no fim de tirar a casca, tempero com sal, piri-piri e massa de alho, antes de colocar na piza.


Esta massa só encontro a venda nos supermercados do E.leclerc.


Com esta massa de pizza também se pode fazer uma bela focaccia.

E só dobrar ao meio, colocar azeitonas, ou tomate cherry, polvilhar com orégãos e alho picadinho aplicar de azeite e vai ao forno.
Faz um lanche ótimo, para as visitas inesperadas.






sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Tarte choco ao rum


Uma sobremesa deliciosa para um jantar especial.
Como era especial eu decorei com sementes de pimenta rosa e bolinhas de chocolate, da-lhe assim um ar mais" tchnan", mas também pode ser decorado com raspas de chocolate ou palitos de chocolate

Tarte  choco rum
Base
150 gr de bolachas de chocolate diet ( usei fibra linea da cuetara )
80 gr de avelãs 
80 gr de margarina derretida
Tritura-se as bolachas com as avelãs no processador . 
Mistura com a margarina derretida  e forra uma forma  de tarte com esta massa, coloca no frigorífico a descançar.
( eu forrei as formas com papel de alumínio, deixando umas pontas grandes para conseguir desenformar melhor.)


Creme:
Numa tigela coloca-se 100 ml de leite, 200 gr de chocolate negro, 200 gr de chocolate de leite
Vai a derreter no microondas, adiciona 3 gemas, e torna a levar ao microondas mais 20 segundos.
Bate-se 200 ml de natas com 4 colheres de sopa de stevia e 4 a 5 gotas de sumo de limão, 60 ml de rum, adiciona depois 5 folhas de gelatinas derretidas. Mistura-se o chocolate derretido com a mistura das natas e envolve -se bem.
Coloca o creme por cima da base e torna a ir para o frigorífico até servir.
Decora com bolinhas  de chocolate e algumas sementes de pimenta rosa, acompanha uma bola de gelado de baunilha.



Ps: Stevia é um adoçante sem calorias, eu comprei no Aldi

sábado, 26 de julho de 2014

Piza de presunto com figos

Está foi daquelas receitas que quando os meus filhos chegaram a mesa e viram a piza disseram hoooooo.
Mas quando acabou, adoraram e disseram mãe tens de fazer mais vezes!!!



Pizza de presunto com figos

Um jantar de piza que fica na memória, pois quando chegaram a mesa foi uma careta tipo "Daaaaaaa" mas teve um final feliz.
Adoramos, mas no fim do jantar o meu marido deu a sugestão para a próxima experimentar com queijo mozarella fresco fica a dica... Experimente e conte como ficou... 

Piza de presunto com figos...


Para a massa:

1 ovo
2 colheres de sopa margarina
2 colheres de sopa de azeite
1 chávena de  leite morno
1 pacotinho de fermento de pão seco
1 colherdes sopa rasa de açúcar
500 gramas de Farinha 
1 pitada de sal

Coloca-se todos os ingredientes na MFP liga no programa de amassar e levedar.
Depois é só retirar da cuba e utilizar

Se não tiver MFP, amassa tudo á mão.
Também se pode utilizar daquelas bases refrigeradas a venda nos supermercados .

Montagem da pizza:

No fim da massa estar esticada coloca a tomatada ( que pode ser de compra ).
Depois o queijo mozarella ralado, por cima, as fatias de presunto e por ultimo os fogos cortados em quatro e pulverizados com vinagre balsâmico .
Polvilhei com manjericão e foi ao forno.
Quando saiu do forno coloquei agriões baby.


terça-feira, 15 de julho de 2014

Ninhos de alheira

Uma entrada que aprendi com o chef Sérgio Parente...
Cá em casa foi testada, provada e comprovada, adoraram


Ninhos de alheira
1 alheira
1cebola pequena
1colher de sopa de azeite
200 gr de pão ralado temperado com alho e coentos
12 batatas pequenas
12 ovos de codorniz
1dl de vinagre
2 ovos

Retire a pele da alheira e desfaça-a com um garfo.
Numa frigideira, coloquei azeite, a cebola picadinha deixe que fique translúcida e junte a alheiras deixe saltear um pouco.
Lave as batatinhas e forre-as com papel de alumínio, deixando uma ponta para poder segurar melhor.
Com o preparado da alheira forra a batata até ao meio pressionando um pouco para que adira bem a batata.

Passe por ovo batido e pão ralado e leva a fritar.


Deixe arrefecer um pouco e retire a batata.
Num tacho junte 3 dl de água e 1 dl de vinagre, deixe ferver e depois baixe o lume.
Parta os ovos de codorniz um a um para uma taça e coloque na água para escalfar, deixe cozer a clara. Com a ajuda de uma escumadeira retire o ovo para um recipiente com água fria para parar a cozedura .
Depois é só colocar um ovo em cada cavidade da alheira e servir.

segunda-feira, 7 de julho de 2014

Salada de espinafres com anchovas



Uma salada fresquinha, agora no verão sabe tão bem... Verão que teima em não aparecer.

Salada de espinafres com anchovas

100 gr de folhas de espinafre
8 tomates Cherry mini
1 colher de sopa de milho
 6 a 8 filetes de anchova
8 quadrados de melão
1 colher de sopa de pinhões 
1 colher de sopa de sementes de abóbora 
6 ovos de codorniz cozidos
Azeite e vinagre balsâmico qb
Manjericão seco para polvilhar


Agora é só colocar numa travessa funda pela ordem que está em cima e fica uma deliciosa salada.
Adorei o contraste do melão com as anchovas, espero que gostem.