terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Bífinhos de porco com moscatel em cama de couscous e legumes

Uma receita deliciosa e adorada cá em casa, resolvi publicar para participar no desafio da Leonor .
Querem saber mais é só espreitar aqui:






Bifinhos de porco com moscatel de Setúbal 

8 bifinhos do lombo
Meia cebola roxa picada
2 a 3 pés de salsa picados
2 dentes de alho picado
1 colher de café de pimentão doce
2 a 3 colheres de sopa de vinho moscatel de Setúbal 
50 a 70 ml de natas
Sal e pimenta qb

Cortam-se os bifinhos em tiras de 2 a 3 cm, temperam-se de sal e pimenta, 
Coloca-se depois a salsa picada p, os alhos e o pimentão doce ( colorau ), envolve-se tudo e vai ao lume numa frigideira com uma colher de sopa de azeite.
Vai-se virando as tiras até ficarem douradas, acrescente agora o vinho moscatel e por ultimo as natas. Reserve.

Acompanhar couscous e espinafres

Duas chávenas de couscous ( tipo chávena de meia de leite )
2 alhos esmagados
Metade de um pimento vermelho, cortado em quadradinhos
Meia cebola roxa picada
1 tomate pequeno sem pele nem sementes cortado em pedaços pequenos
2 a 3 folhas de hortelã picadas
1 pé de coentros picados
Cominhos qb
Sementes de girassol e de sésamo qb

Hidrata-se os couscous como vem nas instruções .
Numa frigideira coloca 1 colher de sopa de azeite  e os outros ingredientes , vai ao lume até murchar, tempera-se de sal e pimenta .
Adiciona-se o molho aos couscous e envolve-se bem.
Coloque por cima dos couscous metade de uma embalagem de espinafres
 ( daqueles já lavados pronto a utilizar).
Leve a tigela com os couscous e os espinafres ao microondas cerca de 1 minuto, retira-se e mistura-se tudo bem misturado, coloca esta mistura num prato com a carne por cima.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Bolo de maçã norueguês



Este bolinho fiz já algum tempo é uma receita do blog...
http://www.anacastanho.com/2012/03/bolo-de-maca-noruegues.html
Achei engraçado, porque queria fazer um bolo para o meu marido levar para Oslo.
Eu não cheguei a provar o meu marido disse que podia fazer, mais vezes, deixo a receita

Ingredientes:

200g de manteiga
250g de açúcar
4 ovos (200g)
180g de farinha T55. ( usei branca de neve para bolos )
4g de fermento químico ( coloquei uma colhe de chá, fermento royal )

3 maçãs médias
40g de açúcar ( eu usei açucár mascavado )
canela


Aquecer o forno a 180ºc e preparar uma forma de 20cm e diâmetro.

Bater a manteiga amolecida com as 250g de açúcar.
Juntar os ovos um a um, batendo sempre.
Peneirar a farinha com o fermento e envolver.

Colocar metade da massa na forma.
Cortar duas maçãs em gomos e colocar sobre a massa.
Colocar a restante massa sobre a maçã.
Cortar uma maçã em fatias finas e colocar sobre a massa.
Misturar as 40g de açúcar com canela e espalhar sobre a maçã.
E vai para o forno


quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Ementa do dia dos namorados




Muito tempo ausente, mas agora prometo que vou tentar arranjar um tempinho para vir aqui,
Para começar nada melhor que uma bela sugestão para o dia de São Valentim .
Espero que gostem... O espumante usei sempre o mesmo, tanto no prato principal como na sobremesa foi um espumante " meio seco".
Vamos começar por o cocktail.

Caipirinha de morangos e kiwi


6 morangos grandes cortados em pedacinhos
1 kiwi descascado e cortado em pedaços 
4 colheres de sobremesa de açúcar  ou adoçante
100 ml de cachaça 

Coloque tudo no shaker  a macerar  levemente, depois é só agitar com força e colocar em dois copos de long drink.

Agora a entrada.

Ostras com lima
Esta entrada é muito simples.
As ostras são abertas e espreme-se sumo de lima na hora de servir.
Eu pessoalmente não aprecio mas o maridão adora.

Como prato principal  escolhi:

Risoto de espumante e camarão 

250 gr de risoto 
500 gr de camarão 20/30 cru com casca
alho francês 
Raiz de gengibre ( 2 a 3 cm)
1/4 de cebola 
1 dente de alho inteiro
1 tira de pimento verde
Metade de uma cebola picada 
1 dente de alho espremido
Espumante qb
1 colher de sopa de polpa de tomate
1 malagueta vermelha 
2 pés de coentros 
100gr de mistura de 3 queijos ralada
Raspa de lima

Descasque os camarões e retire as cabeças , reserve 6 com a cabeça para decorar ....
Tempere  os camarões com sal, piri-piri e alhos esmagados, passe por um pouco de azeite e reserve.

Coloque num tacho cerca de 3 dl de água,  as cabeças e as cascas dos camarões, com um pedaço de alho francês, uma malagueta, a tira de pimento, os pés de coentros e o gengibre. Tempere de sal e pimenta. Deixe ferver durante 10 minutos, depois coe e reserve o caldo para o risoto.
Num tacho coloque um pouco de azeite, a cebola picada, e o alho espremido. Quando a cebola começar a ficar murcha adicione o risoto e mexa para ficar bem envolvido.
Vá adicionando aos poucos o espumante sempre a mexer até começar a ficar transparente, depois vá adicionando o caldo aos poucos, ( o risoto não deve ficar a nadar). Não deve parar de mexer. Verifique os temperos.

Quando  o risoto estiver cozido misture cuidadosamente os camarões  e a mistura de 3 queijos .
Coloque num prato fundo, polvilhe com raspa de lima e decore com os camarões que guardou com a cabeça... Deve ser servido imediatamente.

E para finalizar triunfantemente, fiz esta sobremesa.
Chesecake do São Valentim 

8 biscoitos triturados ( utilizei da marca lotes caramelizados )

1 pacote de natas
3 colheres de sopa de mascarpone 
4 colheres de sopa de açúcar 
3 folhas de gelatina incolor
Raspa de 1 lima
4 colheres de sopa de espumante

8 morangos
2 colherest de sopa de açúcar 
2 folhas de gelatina
2 colheres de sopa de espumante


Coloca-se no fundo dos frascos, os biscoitos triturados.
Coloca a gelatina de molho em água, escorre  vai ao microondas durante 10 segundos para derreter .
Bate-se as natas com o mascarpone e o açúcar, quando ficarem firmes adiciona-se a gelatina, a raspa da lima e o espumante, verte-se para os frascos com cuidado , deixando 2/3 do frasco livre .
No copo da varinha mágica coloca-se os morangos, com o açúcar e o espumante , tritura-se tudo com a varinha mágica e mistura as folhas de gelatina derretidas ( como expliquei anteriormente ).
Coloca-se nos frascos até ficarem quase cheios.
Decora-se com raspas de lima e pimenta rosa, fecha-se os frascos e coloca uma fita a dar um laço a segurar a colher.


quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Petit gateaux à la minute



Desafio do blogger secreto, cá estamos nós chegou o dia 17...

Ando muito cansada, esta altura do ano é terrível, sáo festas atrás de festas, encomendas, doces, licores, etc... Mas não resisti e entrei neste desafio.
Adorei, não conhecia o blog mas tem grandes delícias .
Foi com alguma dificuldade que escolhi esta receita, mas como a receita é daquelas que eu gosto " fácil e rápido ".
Ficou aprovadissima pelos meus provadores oficiais. 
Parabéns a Ticha, beijinhos.
Se quiserem espreitar a receita no blog da Ticha é só ir aqui :


Petit gateaux à la minute

Ingredientes

2 ovos, 
2 gemas, 
4 colheres de sopa de açúcar, 
5 colheres de sopa de farinha, 
200g de chocolate amargo,  ( usei Pantagruel )
5 colheres de sopa de manteiga derretida 
formas redondas

Preparação

Junte no liquidificador e misture tudo. Barre as formas com manteiga e coloque o preparado. Leve ao forno, pré aquecido a 180ºC, durante 7 minutos! 



PS:
Eu derreti o chocolate com a margarina, depois juntei os outros ingredientes ...
Usei estas formigas, fiz 8.



terça-feira, 14 de outubro de 2014

Brochetas de presunto e mozarella fresca com cebola confitada

Uma receita fácil e acompanha tão bem com um vinho branco fresquinho.

Brochetas de presunto com mozarella 

3 fatias de pão tipo caseiro 
3 fatias de presunto "casa da Prisca"
1 mozarella fresca 
2 dentes de alho 
Azeite qb
Cebola confitada em redução de vinho do porto da " casa da Prisca"



Torra-se as fatias de pão, espreme-se um dente de alho para as fatias.
Pincela-se com um pouco de azeite.
Coloca-se uma fatia de presunto em cada fatia de pão, depois 2 a 3 rodelas de mozarella fresca, leva-se novamente a tostadeira ou no forno ligado no grill.
Coloca-se num prato e espalha-se a cebola confitada  ao longo da brocheta .
Agora é só deliciar-se com esta riqueza de sabores.



domingo, 5 de outubro de 2014

Brioche recheado

E para o lanche saiu mais uma receitinha patrocinada pela "Casa Prisca"
Com o frasquinho de doce de abóbora saiu esta bela trança de massa de brioche recheada com doce de abóbora e queijo fresco. 

Brioche recheado

200 ml de leite morno 
4 gemas
1 colher (café) de sal
4 colheres (sopa)bem cheias de açúcar
500 g de farinha com uma pitada de canela misturada
100 g de manteiga derretida 
20g de fermento padeiro
Essência natural de baunilha
1 clara para pincelar e amêndoas laminadas para polvilhar

Recheio:

Doce de abóbora da "Casa Prisca"

Metade de um queijo fresco magro 


Misture no leite morno, o sal e o fermento até derreterem. Junte as gemas, uma a uma. Coloque esta mistura na Cuba da MFP adicione a essência de baunilha, e a margarina derretida e por fim os  ingredientes sólidos. Ligar a MFP no programa de amassar e levedar ( na minha é o 8 ).  

Coloque a massa sobre a bancada já polvilhada de farinha, estique com ajuda do rolo da massa dando uma forma retangular. Corte a massa em 3 tiras, ao meio de cada tira de massa coloque doce e abóbora e pedacinhos de queijo fresco, 

una as pontas da massa de forma a que o recheio fique no meio, depois entrance as tiras ( ver fotos ). 

Pincele com a clara de ovo e polvilhe coamêndoas laminadas. Vai ao forno num tabuleiro forrado com papel vegetal cerca de 40 minutos .


No fim de tirar do forno pode pincelar com geleia de marmelo para ficar mais brilhante.


quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Bacalhau á Brás


Para mais desafio do grupo dia um na cozinha, desta vez saiu um prato simples mas que adoram cá em casa.

Bacalhau a Brás 

Batata Frita palha de compra (usei da marca Auchan)
Migas de bacalhau salgadas (usei da marca Auchan)
2 Cebolas picadas
Azeite a gosto
2 Alhos picadinhos
Salsa picada
Azeitonas Pretas
5 Ovos 
Sal e Pimenta


Preparação:
 demolha-se as migas de bacalhau, eu demolhei de um dia para o outro é mudei 2 vezes a água .
Numa frigideira coloque o azeite, a cebola cortada picada, alho picadinho.
Quando a cebola começar a ficar transparente, coloca-se as migas de bacalhau e deixe refugar um pouco .
Agora junta-se as batatas palha e envolve-se  bem.
Adicione  os ovos batidos, temperados com um pouco de pimenta e umas gotas de molho inglês. Deixe cozinhar os ovos envolvendo com cuidado.
Polvilha-se com  salsa picada.
Para dar um toque especial coloque uma forma sem fundo no prato onde vai servir e enforme o bacalhau e decore com azeitonas pretas e salsa picada.