segunda-feira, 9 de março de 2015

Tarte trapalhona


Estava a espreitar o livro do jamie oliver, quando descobri esta receita, era mesmo o que eu estava a precisar para gastar um panettone que sobrou do Natal e que ainda estava dentro da validade. Mas como sempre tive de fazer umas alterações. Espero que gostem...

Tarte trapalhona de panettone

1 panettone
1 vagem de baunilha
125gr de manteiga sem sal
300 ml de natas
300 ml de leite magro
5 ovos
100 gr de açúcar amarelo
200 gr de chocolate com o mínimo de 70% de cacau
70 gr de avelãs 

Forre uma tarteira com papel vegetal.
Retire a parte de fora do panettone ( côdea ), corte o panettone em tiras e forre a tarteira com os pedaços. O resto corte em pedaços e reserve.
Corte a vagem de baunilha e raspe as sementes para o tacho, depois coloque 
as natas, o leite, a manteiga e vai a lume brando até derreter a manteiga.
Bata os ovos com o açúcar até ficar um creme esbranquiçado.
Misture o preparado das natas com os ovos, mexendo sempre.
Verta 1/3 do creme na base da tarte e deixa-se embeber bem.
Coloque os restantes pedaços do panettone na taça da mistura e deixe embeber bem.
Agora coloque uma camada do panettone, outra de chocolate partido em pedaços e avelãs e leve ao forno pré-aquecido a 180*c mais ou menos 25 minutos.
No fim de cozido, deixe arrefecer 10 a15 minutos.
Sirva acompanhado com uma bola de gelado de baunilha, ou chantilly.


domingo, 1 de março de 2015

Torta de abóbora com ganache de chocolate

Feita só hoje, de sabor esta deliciosa mas de aspeto está desastrosa ...
Mas a vontade de participar é tanta que a aqui fica a minha participação, no grupo do dia 1...


Torta de abóbora com ganache de chocolate

500 gr de abóbora crua descascada é cortada em pedaços pequenos
4 ovos
400 gr de açúcar 
150 gr de farinha de amêndoa 
60 gr de farinha tipo branca de neve
Meia colher de café de canela
1 colher de café de bicarbonato de sódio 

Triturar a abóbora com a varinha mágica até ficar um purê .
Envolver o purê com o açúcar, a farinha e os ovos . Adicionar os restantes ingredientes e envolver bem .
Forrar um tabuleiro com papel vegetal e verta o preparado da torta, levar a cozer com o forno a 180*c entre 15 a 20 minutos.
Depois desenforme para um pano ligeiramente húmido e polvilhado de açúcar , espalha o ganache de chocolate ( reserve um pouco para decorar a torta ).
Enrolar a torta e levar ao frio para arrefecer.
No fim de fria colocar num prato e decorar com um pouco de ganache .

Ganache de chocolate

200 ml de natas 
180 gr de chocolate negro em tablete

Partir o chocolate para um tacho colocar as natas e levar a lume baixo mexendo sempre até derreter o chocolate, misturar bem e está pronto a utilizar.

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Palitos de apiritivo

Esta é mais uma daquelas receitas que estava guardada à espera para ser publicada, fácil e rápido como eu gosto .
Nesta receita eu usei um " queijo" de flor de sal e pimentas oferecido ela amiga Niza, um produto que desconhecia mas fiquei fã .


Palitos de aperitivo 

1 base massa folhada 
Queijo mozarella qb
Pimenta qb
Manjericão e a orégão qb
Clara de ovo para a e pincelar
Flor de sal e pimenta qb para polvilhar

Coloque em metade da base,o  queijo ralado, a pimenta e as ervas dobre a massa e faça um pouco de pressão, corte em tirinhas de 1 a 2 cm de largura e enrole de modo a que fique torcida.
Pincele com a clara e polvilhe com a flor do sal e a pimenta e vai ao forno até cozer.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Madalenas com pepitas

Uma receita feita esta tarde para o lanche do meu filho mais novo e alguns amigos, fácil e rápido com eu gosto.

Madalenas com pepitas de chocolate, 
80g de manteiga,
 80g de açúcar,
 80g de farinha com fermento, 
2 ovos, 
1/2 colher de café de sal,
 1 colher de café de essência de baunilha
60gr de pepitas de chocolate

Bate-se os ovos com o açúcar até ficar um creme esbranquiçado é fofo .
Adiciona-se a farinha com o sal aos poucos , depois as pepitas e por último a manteiga derretida, envolve-se tudo e vai ao forno a 200* c 10 minutos numa forma de madalenas ( eu usei uma de silicone ) untada de manteiga e polvilhada com farinha.
Ficaram ótimas ... 

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Bífinhos de porco com moscatel em cama de couscous e legumes

Uma receita deliciosa e adorada cá em casa, resolvi publicar para participar no desafio da Leonor .
Querem saber mais é só espreitar aqui:






Bifinhos de porco com moscatel de Setúbal 

8 bifinhos do lombo
Meia cebola roxa picada
2 a 3 pés de salsa picados
2 dentes de alho picado
1 colher de café de pimentão doce
2 a 3 colheres de sopa de vinho moscatel de Setúbal 
50 a 70 ml de natas
Sal e pimenta qb

Cortam-se os bifinhos em tiras de 2 a 3 cm, temperam-se de sal e pimenta, 
Coloca-se depois a salsa picada p, os alhos e o pimentão doce ( colorau ), envolve-se tudo e vai ao lume numa frigideira com uma colher de sopa de azeite.
Vai-se virando as tiras até ficarem douradas, acrescente agora o vinho moscatel e por ultimo as natas. Reserve.

Acompanhar couscous e espinafres

Duas chávenas de couscous ( tipo chávena de meia de leite )
2 alhos esmagados
Metade de um pimento vermelho, cortado em quadradinhos
Meia cebola roxa picada
1 tomate pequeno sem pele nem sementes cortado em pedaços pequenos
2 a 3 folhas de hortelã picadas
1 pé de coentros picados
Cominhos qb
Sementes de girassol e de sésamo qb

Hidrata-se os couscous como vem nas instruções .
Numa frigideira coloca 1 colher de sopa de azeite  e os outros ingredientes , vai ao lume até murchar, tempera-se de sal e pimenta .
Adiciona-se o molho aos couscous e envolve-se bem.
Coloque por cima dos couscous metade de uma embalagem de espinafres
 ( daqueles já lavados pronto a utilizar).
Leve a tigela com os couscous e os espinafres ao microondas cerca de 1 minuto, retira-se e mistura-se tudo bem misturado, coloca esta mistura num prato com a carne por cima.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Bolo de maçã norueguês



Este bolinho fiz já algum tempo é uma receita do blog...
http://www.anacastanho.com/2012/03/bolo-de-maca-noruegues.html
Achei engraçado, porque queria fazer um bolo para o meu marido levar para Oslo.
Eu não cheguei a provar o meu marido disse que podia fazer, mais vezes, deixo a receita

Ingredientes:

200g de manteiga
250g de açúcar
4 ovos (200g)
180g de farinha T55. ( usei branca de neve para bolos )
4g de fermento químico ( coloquei uma colhe de chá, fermento royal )

3 maçãs médias
40g de açúcar ( eu usei açucár mascavado )
canela


Aquecer o forno a 180ºc e preparar uma forma de 20cm e diâmetro.

Bater a manteiga amolecida com as 250g de açúcar.
Juntar os ovos um a um, batendo sempre.
Peneirar a farinha com o fermento e envolver.

Colocar metade da massa na forma.
Cortar duas maçãs em gomos e colocar sobre a massa.
Colocar a restante massa sobre a maçã.
Cortar uma maçã em fatias finas e colocar sobre a massa.
Misturar as 40g de açúcar com canela e espalhar sobre a maçã.
E vai para o forno


quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Ementa do dia dos namorados




Muito tempo ausente, mas agora prometo que vou tentar arranjar um tempinho para vir aqui,
Para começar nada melhor que uma bela sugestão para o dia de São Valentim .
Espero que gostem... O espumante usei sempre o mesmo, tanto no prato principal como na sobremesa foi um espumante " meio seco".
Vamos começar por o cocktail.

Caipirinha de morangos e kiwi


6 morangos grandes cortados em pedacinhos
1 kiwi descascado e cortado em pedaços 
4 colheres de sobremesa de açúcar  ou adoçante
100 ml de cachaça 

Coloque tudo no shaker  a macerar  levemente, depois é só agitar com força e colocar em dois copos de long drink.

Agora a entrada.

Ostras com lima
Esta entrada é muito simples.
As ostras são abertas e espreme-se sumo de lima na hora de servir.
Eu pessoalmente não aprecio mas o maridão adora.

Como prato principal  escolhi:

Risoto de espumante e camarão 

250 gr de risoto 
500 gr de camarão 20/30 cru com casca
alho francês 
Raiz de gengibre ( 2 a 3 cm)
1/4 de cebola 
1 dente de alho inteiro
1 tira de pimento verde
Metade de uma cebola picada 
1 dente de alho espremido
Espumante qb
1 colher de sopa de polpa de tomate
1 malagueta vermelha 
2 pés de coentros 
100gr de mistura de 3 queijos ralada
Raspa de lima

Descasque os camarões e retire as cabeças , reserve 6 com a cabeça para decorar ....
Tempere  os camarões com sal, piri-piri e alhos esmagados, passe por um pouco de azeite e reserve.

Coloque num tacho cerca de 3 dl de água,  as cabeças e as cascas dos camarões, com um pedaço de alho francês, uma malagueta, a tira de pimento, os pés de coentros e o gengibre. Tempere de sal e pimenta. Deixe ferver durante 10 minutos, depois coe e reserve o caldo para o risoto.
Num tacho coloque um pouco de azeite, a cebola picada, e o alho espremido. Quando a cebola começar a ficar murcha adicione o risoto e mexa para ficar bem envolvido.
Vá adicionando aos poucos o espumante sempre a mexer até começar a ficar transparente, depois vá adicionando o caldo aos poucos, ( o risoto não deve ficar a nadar). Não deve parar de mexer. Verifique os temperos.

Quando  o risoto estiver cozido misture cuidadosamente os camarões  e a mistura de 3 queijos .
Coloque num prato fundo, polvilhe com raspa de lima e decore com os camarões que guardou com a cabeça... Deve ser servido imediatamente.

E para finalizar triunfantemente, fiz esta sobremesa.
Chesecake do São Valentim 

8 biscoitos triturados ( utilizei da marca lotes caramelizados )

1 pacote de natas
3 colheres de sopa de mascarpone 
4 colheres de sopa de açúcar 
3 folhas de gelatina incolor
Raspa de 1 lima
4 colheres de sopa de espumante

8 morangos
2 colherest de sopa de açúcar 
2 folhas de gelatina
2 colheres de sopa de espumante


Coloca-se no fundo dos frascos, os biscoitos triturados.
Coloca a gelatina de molho em água, escorre  vai ao microondas durante 10 segundos para derreter .
Bate-se as natas com o mascarpone e o açúcar, quando ficarem firmes adiciona-se a gelatina, a raspa da lima e o espumante, verte-se para os frascos com cuidado , deixando 2/3 do frasco livre .
No copo da varinha mágica coloca-se os morangos, com o açúcar e o espumante , tritura-se tudo com a varinha mágica e mistura as folhas de gelatina derretidas ( como expliquei anteriormente ).
Coloca-se nos frascos até ficarem quase cheios.
Decora-se com raspas de lima e pimenta rosa, fecha-se os frascos e coloca uma fita a dar um laço a segurar a colher.