terça-feira, 24 de março de 2015

Pão de mistura

Quem resiste a um pãozinho quentinho...
E o cheirinho que fica em casa, é uma delicia

Pão de mistura
350 ml de água morna
1 saqueta de fermento seco
300 gr de farinha tipo 55
100 gr de farinha de arroz ( usei da marca Salutem)
100 gr de farinha de trigo integral ( usei da marca 100 Porcento)
50 gr de farinha de centeio ( usei da marca 100 Porcento)
Meia colher de sopa de sal

Na MFP coloquei 350 ml de água morna, depois as farinhas, o sal e o fermento e liguei-o no programa de amassar e levedar.
Quando acabou o programa, fiz 6 bolinhas polvilhei com sementes e foram ao forno a 200*c .

terça-feira, 17 de março de 2015

Camarão grelhado com purê de batata doce

Mais uma receitinha do oliver feita a minha maneira. Ca em casa adoraram espero que gostem...

Camarões grelhados com purê de batata doce

1kg de camarão 20/30
3 dentes de alho picados
Piri-piri q.b.
Sumo de limão q.b.
Sal q.b.
800 gr de batata doce
40 gr de queijo ralado ( usei mozarela )
2 tiras de pimento verde 
2 tiras de pimentão vermelho
2 a 3 colheres de sopa de milho
Metade de uma cebola rocha
2 pés de coentros picados
2 tomates cherry
 1 colher de sopa de Azeite
Vinagre balsâmico q.b.

Faça um corte ao alto nos camarões e tempere-os com o sal, o piri-piri, os alhos picados ou esmagados e o sumo de limão . Leve-os a grelhar num grelhados ou no forno ligando o grill.
Descasque as batatas e corte-as em pedaços, leve-as a cozer num tacho com uma pitada de sal. Quando estiverem cozidas escorra a água e reduza-as a puré, adicione o queijo ralado e tempere a seu gosto de sal e pimenta.
Corte as tiras dos pimentos em pedacinhos pequenos, coloque-os numa frigideira com a  colher de azeite e acrescente a cebola picadinha, o milho, leve ao lume mexendo sempre, tempere de sal e pimenta, depois retire do lume e refresque com vinagre balsâmico e coentros picados.
Verta os legumes por cima do purê, coloque os camarões á volta do pite e sirva.

segunda-feira, 9 de março de 2015

Tarte trapalhona


Estava a espreitar o livro do jamie oliver, quando descobri esta receita, era mesmo o que eu estava a precisar para gastar um panettone que sobrou do Natal e que ainda estava dentro da validade. Mas como sempre tive de fazer umas alterações. Espero que gostem...

Tarte trapalhona de panettone

1 panettone
1 vagem de baunilha
125gr de manteiga sem sal
300 ml de natas
300 ml de leite magro
5 ovos
100 gr de açúcar amarelo
200 gr de chocolate com o mínimo de 70% de cacau
70 gr de avelãs 

Forre uma tarteira com papel vegetal.
Retire a parte de fora do panettone ( côdea ), corte o panettone em tiras e forre a tarteira com os pedaços. O resto corte em pedaços e reserve.
Corte a vagem de baunilha e raspe as sementes para o tacho, depois coloque 
as natas, o leite, a manteiga e vai a lume brando até derreter a manteiga.
Bata os ovos com o açúcar até ficar um creme esbranquiçado.
Misture o preparado das natas com os ovos, mexendo sempre.
Verta 1/3 do creme na base da tarte e deixa-se embeber bem.
Coloque os restantes pedaços do panettone na taça da mistura e deixe embeber bem.
Agora coloque uma camada do panettone, outra de chocolate partido em pedaços e avelãs e leve ao forno pré-aquecido a 180*c mais ou menos 25 minutos.
No fim de cozido, deixe arrefecer 10 a15 minutos.
Sirva acompanhado com uma bola de gelado de baunilha, ou chantilly.


domingo, 1 de março de 2015

Torta de abóbora com ganache de chocolate

Feita só hoje, de sabor esta deliciosa mas de aspeto está desastrosa ...
Mas a vontade de participar é tanta que a aqui fica a minha participação, no grupo do dia 1...


Torta de abóbora com ganache de chocolate

500 gr de abóbora crua descascada é cortada em pedaços pequenos
4 ovos
400 gr de açúcar 
150 gr de farinha de amêndoa 
60 gr de farinha tipo branca de neve
Meia colher de café de canela
1 colher de café de bicarbonato de sódio 

Triturar a abóbora com a varinha mágica até ficar um purê .
Envolver o purê com o açúcar, a farinha e os ovos . Adicionar os restantes ingredientes e envolver bem .
Forrar um tabuleiro com papel vegetal e verta o preparado da torta, levar a cozer com o forno a 180*c entre 15 a 20 minutos.
Depois desenforme para um pano ligeiramente húmido e polvilhado de açúcar , espalha o ganache de chocolate ( reserve um pouco para decorar a torta ).
Enrolar a torta e levar ao frio para arrefecer.
No fim de fria colocar num prato e decorar com um pouco de ganache .

Ganache de chocolate

200 ml de natas 
180 gr de chocolate negro em tablete

Partir o chocolate para um tacho colocar as natas e levar a lume baixo mexendo sempre até derreter o chocolate, misturar bem e está pronto a utilizar.

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Palitos de apiritivo

Esta é mais uma daquelas receitas que estava guardada à espera para ser publicada, fácil e rápido como eu gosto .
Nesta receita eu usei um " queijo" de flor de sal e pimentas oferecido ela amiga Niza, um produto que desconhecia mas fiquei fã .


Palitos de aperitivo 

1 base massa folhada 
Queijo mozarella qb
Pimenta qb
Manjericão e a orégão qb
Clara de ovo para a e pincelar
Flor de sal e pimenta qb para polvilhar

Coloque em metade da base,o  queijo ralado, a pimenta e as ervas dobre a massa e faça um pouco de pressão, corte em tirinhas de 1 a 2 cm de largura e enrole de modo a que fique torcida.
Pincele com a clara e polvilhe com a flor do sal e a pimenta e vai ao forno até cozer.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Madalenas com pepitas

Uma receita feita esta tarde para o lanche do meu filho mais novo e alguns amigos, fácil e rápido com eu gosto.

Madalenas com pepitas de chocolate, 
80g de manteiga,
 80g de açúcar,
 80g de farinha com fermento, 
2 ovos, 
1/2 colher de café de sal,
 1 colher de café de essência de baunilha
60gr de pepitas de chocolate

Bate-se os ovos com o açúcar até ficar um creme esbranquiçado é fofo .
Adiciona-se a farinha com o sal aos poucos , depois as pepitas e por último a manteiga derretida, envolve-se tudo e vai ao forno a 200* c 10 minutos numa forma de madalenas ( eu usei uma de silicone ) untada de manteiga e polvilhada com farinha.
Ficaram ótimas ... 

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Bífinhos de porco com moscatel em cama de couscous e legumes

Uma receita deliciosa e adorada cá em casa, resolvi publicar para participar no desafio da Leonor .
Querem saber mais é só espreitar aqui:






Bifinhos de porco com moscatel de Setúbal 

8 bifinhos do lombo
Meia cebola roxa picada
2 a 3 pés de salsa picados
2 dentes de alho picado
1 colher de café de pimentão doce
2 a 3 colheres de sopa de vinho moscatel de Setúbal 
50 a 70 ml de natas
Sal e pimenta qb

Cortam-se os bifinhos em tiras de 2 a 3 cm, temperam-se de sal e pimenta, 
Coloca-se depois a salsa picada p, os alhos e o pimentão doce ( colorau ), envolve-se tudo e vai ao lume numa frigideira com uma colher de sopa de azeite.
Vai-se virando as tiras até ficarem douradas, acrescente agora o vinho moscatel e por ultimo as natas. Reserve.

Acompanhar couscous e espinafres

Duas chávenas de couscous ( tipo chávena de meia de leite )
2 alhos esmagados
Metade de um pimento vermelho, cortado em quadradinhos
Meia cebola roxa picada
1 tomate pequeno sem pele nem sementes cortado em pedaços pequenos
2 a 3 folhas de hortelã picadas
1 pé de coentros picados
Cominhos qb
Sementes de girassol e de sésamo qb

Hidrata-se os couscous como vem nas instruções .
Numa frigideira coloca 1 colher de sopa de azeite  e os outros ingredientes , vai ao lume até murchar, tempera-se de sal e pimenta .
Adiciona-se o molho aos couscous e envolve-se bem.
Coloque por cima dos couscous metade de uma embalagem de espinafres
 ( daqueles já lavados pronto a utilizar).
Leve a tigela com os couscous e os espinafres ao microondas cerca de 1 minuto, retira-se e mistura-se tudo bem misturado, coloca esta mistura num prato com a carne por cima.