quarta-feira, 22 de abril de 2015

Bola de queijo com crocante de bacon

Vi esta ideia a algumas semanas atrás, resolvi fazer no fim de semana passado.
Ficou aprovadissima ... Adoraram.

Bola de queijo com crocante de bacon 

1 embalagem de queijo philadelfia
8 fatias de bacon
2 pedaços de tomate seco cortado em pedaços pequenos
1 colher de sopa de coentros picados
1 colher de sopa de cebolinho picado
Pimenta moída  na altura qb 
Tostas pequenas

Coloque as fatias de bacon no forno e ligue o grill e deixe tostar até as fatias ficarem crocantes.
Numa tigela, misture o queijo com os restantes ingredientes e adicione metade do bacon cortado em pedacinhos.
Forme uma bola .
Parta em pedacinhos o resto do bacon e envolva a bola de queijo com o bacon.
Coloque a bola num prato para servir e decore com as tostas.

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Folharada de salmão fumado e mousse de queijo



Com o tempo assim, apetece uma coisinha para petiscar...
E que tal um folhado de salmão ???
Delicioso...

Uma entrada simples, deliciosa

Folharada de salmão fumado e mousse de queijo

1 base de massa folhada
90 gr de salmão fumado aos quadradinhos
1 embalagem de mousse de queijo com alho e ervas finas

Desenrole a massa folhada, barre toda a massa com uma boa camada de mousse e disponha por cima os quadradinhos de salmão.
Enrole e corte em rodelas mais ou menos 2 cm, mas sem nunca separar, por isso a faca não pode chegar ao fim.
Com a ajuda dos dedos vá inclinando uma rodela para a esquerda e outra para a direita pressionando contra o papel vegetal para elas ficarem na horizontal.
Leve ao forno a 180*c no papel vegetal onde vinha enrolada a massa.
Pode servir quente ou frio, acompanhado muito com um bom vinho branco bem fresquinho...



quarta-feira, 1 de abril de 2015

Folar com recheio de gila


Aqui fica a minha receita de folar, é a minha participação para o grupo do dia 1,

Folar na MFP com recheio de gila e canela

250 ml de leite morno
1 ovo batido
100 gr de margarina derretida
120 gr de açúcar 
550 gr de farinha preparada para pão caseiro ( usei da nacional )
1 colher de sopa de canela, outra de erva doce
1 embalagem de fermento seco
Doce de gila qb
Canela para polvilhar
1 ovo para pincelar


Colocar os ingredientes na Cuba da MFP, pela ordem acima .
Ligar no programa de amassar e levedar.
Quando terminar o programa, retirar a massa, colocar metade num tabuleiro ou forma, forrado com papel vegetal.
Dar uma forma redondeada à massa, aplicar por cima o doce de gila polvilhar com a canela em pó, colocar a outra metade da massa e unir de forma a não ficar de fora doce de gila .
Pincelar com ovo e vai ao forno a 180*c cerca de 30 minutos mais ou menos.


terça-feira, 24 de março de 2015

Pão de mistura

Quem resiste a um pãozinho quentinho...
E o cheirinho que fica em casa, é uma delicia

Pão de mistura
350 ml de água morna
1 saqueta de fermento seco
300 gr de farinha tipo 55
100 gr de farinha de arroz ( usei da marca Salutem)
100 gr de farinha de trigo integral ( usei da marca 100 Porcento)
50 gr de farinha de centeio ( usei da marca 100 Porcento)
Meia colher de sopa de sal

Na MFP coloquei 350 ml de água morna, depois as farinhas, o sal e o fermento e liguei-o no programa de amassar e levedar.
Quando acabou o programa, fiz 6 bolinhas polvilhei com sementes e foram ao forno a 200*c .

terça-feira, 17 de março de 2015

Camarão grelhado com purê de batata doce

Mais uma receitinha do oliver feita a minha maneira. Ca em casa adoraram espero que gostem...

Camarões grelhados com purê de batata doce

1kg de camarão 20/30
3 dentes de alho picados
Piri-piri q.b.
Sumo de limão q.b.
Sal q.b.
800 gr de batata doce
40 gr de queijo ralado ( usei mozarela )
2 tiras de pimento verde 
2 tiras de pimentão vermelho
2 a 3 colheres de sopa de milho
Metade de uma cebola rocha
2 pés de coentros picados
2 tomates cherry
 1 colher de sopa de Azeite
Vinagre balsâmico q.b.

Faça um corte ao alto nos camarões e tempere-os com o sal, o piri-piri, os alhos picados ou esmagados e o sumo de limão . Leve-os a grelhar num grelhados ou no forno ligando o grill.
Descasque as batatas e corte-as em pedaços, leve-as a cozer num tacho com uma pitada de sal. Quando estiverem cozidas escorra a água e reduza-as a puré, adicione o queijo ralado e tempere a seu gosto de sal e pimenta.
Corte as tiras dos pimentos em pedacinhos pequenos, coloque-os numa frigideira com a  colher de azeite e acrescente a cebola picadinha, o milho, leve ao lume mexendo sempre, tempere de sal e pimenta, depois retire do lume e refresque com vinagre balsâmico e coentros picados.
Verta os legumes por cima do purê, coloque os camarões á volta do pite e sirva.

segunda-feira, 9 de março de 2015

Tarte trapalhona


Estava a espreitar o livro do jamie oliver, quando descobri esta receita, era mesmo o que eu estava a precisar para gastar um panettone que sobrou do Natal e que ainda estava dentro da validade. Mas como sempre tive de fazer umas alterações. Espero que gostem...

Tarte trapalhona de panettone

1 panettone
1 vagem de baunilha
125gr de manteiga sem sal
300 ml de natas
300 ml de leite magro
5 ovos
100 gr de açúcar amarelo
200 gr de chocolate com o mínimo de 70% de cacau
70 gr de avelãs 

Forre uma tarteira com papel vegetal.
Retire a parte de fora do panettone ( côdea ), corte o panettone em tiras e forre a tarteira com os pedaços. O resto corte em pedaços e reserve.
Corte a vagem de baunilha e raspe as sementes para o tacho, depois coloque 
as natas, o leite, a manteiga e vai a lume brando até derreter a manteiga.
Bata os ovos com o açúcar até ficar um creme esbranquiçado.
Misture o preparado das natas com os ovos, mexendo sempre.
Verta 1/3 do creme na base da tarte e deixa-se embeber bem.
Coloque os restantes pedaços do panettone na taça da mistura e deixe embeber bem.
Agora coloque uma camada do panettone, outra de chocolate partido em pedaços e avelãs e leve ao forno pré-aquecido a 180*c mais ou menos 25 minutos.
No fim de cozido, deixe arrefecer 10 a15 minutos.
Sirva acompanhado com uma bola de gelado de baunilha, ou chantilly.


domingo, 1 de março de 2015

Torta de abóbora com ganache de chocolate

Feita só hoje, de sabor esta deliciosa mas de aspeto está desastrosa ...
Mas a vontade de participar é tanta que a aqui fica a minha participação, no grupo do dia 1...


Torta de abóbora com ganache de chocolate

500 gr de abóbora crua descascada é cortada em pedaços pequenos
4 ovos
400 gr de açúcar 
150 gr de farinha de amêndoa 
60 gr de farinha tipo branca de neve
Meia colher de café de canela
1 colher de café de bicarbonato de sódio 

Triturar a abóbora com a varinha mágica até ficar um purê .
Envolver o purê com o açúcar, a farinha e os ovos . Adicionar os restantes ingredientes e envolver bem .
Forrar um tabuleiro com papel vegetal e verta o preparado da torta, levar a cozer com o forno a 180*c entre 15 a 20 minutos.
Depois desenforme para um pano ligeiramente húmido e polvilhado de açúcar , espalha o ganache de chocolate ( reserve um pouco para decorar a torta ).
Enrolar a torta e levar ao frio para arrefecer.
No fim de fria colocar num prato e decorar com um pouco de ganache .

Ganache de chocolate

200 ml de natas 
180 gr de chocolate negro em tablete

Partir o chocolate para um tacho colocar as natas e levar a lume baixo mexendo sempre até derreter o chocolate, misturar bem e está pronto a utilizar.