terça-feira, 12 de maio de 2015

Doce de oreos

Mais uma sobremesa deliciosa, a ideia foi retirada de uma receita da Filipa Gomes, fácil como eu gosto.

Doce de oreos

1 lata de leite condensado
2 latas de leite
4 ovos inteiros 
2 gemas
1 tablete de chocolate de 200gr
1 pacote de oreos trituradas grosseiramente
1 pacotinho de mini oreos para decorar
2 pacotes de natas batidas em chantilly com 6 colheres de sopa de açúcar e 4 a 5 gotas de limão.

Leve ao lima num tacho o leite condensado, o outro leite e os ovos batidos. Vá mexendo sempre até engrossar. 
Depois retire do lume e acrescente a tablete de chocolate bem partida, mexa até derreter o chocolate e ficar bem envolvido .
Coloque em taças, ou copos, mais ou menos 2 dedos de altura deixe arrefecer e vai ao frigorífico, tape com película aderente ( para não ganhar crosta ) .
Quando o creme ficar fresquinho coloque as oreos trituradas grosseiramente, mais ou menos 1 dedo de altura, depois coloca o chantilly até ao cimo das taças e decora com uma mini oreo, torna a ir para o frigorífico até servir.


PS: uma dica ...
Eu coloco o chantilly dentro de um saco tipo de congelação, aperto para um dos bicos do saco e depois corto a pontinha e assim coloco o chantilly a fazer biquínho no meio.

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Tarte de chocolate

Foi devorada num instante, adoraram.
Eu já fiz uma grande e em tarteletes.

Tarte de chocolate e caramelo

1 base de massa folhada
1 tablete de chocolate sabor a caramelo da Nestlé 
4 ovos 
4 colheres de sopa de leite 
1 pacote de natas 200ml
3 colheres de sopa de açúcar 
10 caramelos 
2 ou 3 colheres de sopa de leite
Avelãs trituradas grosseiramente 

Coloque a massa folhada numa tarteira.
Numa tigela coloca-se o chocolate partido com as colheres de leite e vai a derreter no microondas. Adicione os ovos ao chocolate derretido e verta para a massa folhada.
Vai ao forno a 180*c até a massa ficar cozida. Deixe arrefecer .
Entretanto bata as natas com o açúcar até ficar em chantilly. Coloque o chantilly por cima da tarte de forma a ficar o chocolate todo coberto.
Leve a derreter em banho-Maria os caramelos com o leite, deixe arrefecer e coloque em fio por cima do chantilly e polvilhe com as avelãs.


sexta-feira, 1 de maio de 2015

Tarte de espargos com presunto

O tema deste mês no grupo do dia um, é tartes salgadas e quiches.
Esta tarte é simples de fazer e fica uma maravilha

Tarte de espargos com presunto 

1 base de massa quebrada
6 fatias de presunto
100 gr de queijo ralado mistura de 3 queijos
8 espargos
1 pacote de natas
4 ovos
Sal e pimenta qb
1 pitada de caril

Forra-se uma forma de tarte com a massa quebrada.
No fundo coloque as fatias de presunto e o queijo ralado.
Bate-se os ovos com as natas, tempera-se com sal, pimenta e o caril.
Verte-se para a tarteira. Coloque os espargos já arranjados ( lavados e com a parte mais grossa e dura, cortadas )e vai ao forno a 180*c.


terça-feira, 28 de abril de 2015

Panquecas de salmão

Para aproveitar uma sobra de salmão, fiz estas panquecas que os meus filhos adoraram, eles que nem gostam de peixe disseram que posso fazer mais vezes.
Eu fiz com salmão, mas pode ser feito com outro peixe.


Panquecas de salmão

2 lombos de salmão  cozinhado e desfiado
1 cebola roxa pequena picada finamente
1 dente de alho picadinho
2 ovos
1 chávena de farinha
Meia chávena de leite
Meia chávena de vinho branco
sal e pimenta qb
2 a 3 pés de salsa picada
1 colher de sopa de preparado da konrr creme de marisco
1 colher de sobremesa de fermento em pó
1 fio de azeite para pincelar a frigideira


Numa tigela junte todos os ingredientes e passe com a varinha mágica. Aqueça uma frigideira com um pingo de azeite com a ajuda de um pincele retire os excessos e deite colheradas da massa . Deixe cozer, quando lourar e se soltar, vire. Proceda da mesma forma até acabar a massa. 
Servi acompanhadas com maionese.

PS:
Eu utilizo uma frigideira anti-aderente pequena.
 

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Bola de queijo com crocante de bacon

Vi esta ideia a algumas semanas atrás, resolvi fazer no fim de semana passado.
Ficou aprovadissima ... Adoraram.

Bola de queijo com crocante de bacon 

1 embalagem de queijo philadelfia
8 fatias de bacon
2 pedaços de tomate seco cortado em pedaços pequenos
1 colher de sopa de coentros picados
1 colher de sopa de cebolinho picado
Pimenta moída  na altura qb 
Tostas pequenas

Coloque as fatias de bacon no forno e ligue o grill e deixe tostar até as fatias ficarem crocantes.
Numa tigela, misture o queijo com os restantes ingredientes e adicione metade do bacon cortado em pedacinhos.
Forme uma bola .
Parta em pedacinhos o resto do bacon e envolva a bola de queijo com o bacon.
Coloque a bola num prato para servir e decore com as tostas.

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Folharada de salmão fumado e mousse de queijo



Com o tempo assim, apetece uma coisinha para petiscar...
E que tal um folhado de salmão ???
Delicioso...

Uma entrada simples, deliciosa

Folharada de salmão fumado e mousse de queijo

1 base de massa folhada
90 gr de salmão fumado aos quadradinhos
1 embalagem de mousse de queijo com alho e ervas finas

Desenrole a massa folhada, barre toda a massa com uma boa camada de mousse e disponha por cima os quadradinhos de salmão.
Enrole e corte em rodelas mais ou menos 2 cm, mas sem nunca separar, por isso a faca não pode chegar ao fim.
Com a ajuda dos dedos vá inclinando uma rodela para a esquerda e outra para a direita pressionando contra o papel vegetal para elas ficarem na horizontal.
Leve ao forno a 180*c no papel vegetal onde vinha enrolada a massa.
Pode servir quente ou frio, acompanhado muito com um bom vinho branco bem fresquinho...



quarta-feira, 1 de abril de 2015

Folar com recheio de gila


Aqui fica a minha receita de folar, é a minha participação para o grupo do dia 1,

Folar na MFP com recheio de gila e canela

250 ml de leite morno
1 ovo batido
100 gr de margarina derretida
120 gr de açúcar 
550 gr de farinha preparada para pão caseiro ( usei da nacional )
1 colher de sopa de canela, outra de erva doce
1 embalagem de fermento seco
Doce de gila qb
Canela para polvilhar
1 ovo para pincelar


Colocar os ingredientes na Cuba da MFP, pela ordem acima .
Ligar no programa de amassar e levedar.
Quando terminar o programa, retirar a massa, colocar metade num tabuleiro ou forma, forrado com papel vegetal.
Dar uma forma redondeada à massa, aplicar por cima o doce de gila polvilhar com a canela em pó, colocar a outra metade da massa e unir de forma a não ficar de fora doce de gila .
Pincelar com ovo e vai ao forno a 180*c cerca de 30 minutos mais ou menos.