domingo, 28 de junho de 2015

Feira do mirtilo

Hoje não venho publicar uma receita, venho falar da visita a Sever do Vouga a feira do mirtilo.
Adorei, assisti a vários showcooking  e provei vários doces e salgados com esse fruto, não fosse ele o rei da festa.

Ontem no showcooking com os alunos da escola profissional do vouzela provei:
-Pernil de porco

- bavaroise de mirtilo com creme de mirtilo


- gelado de mirtilo com creme de mirtilo e menta

Hoje esteve a chef Lígia Santos ( 1* Masterchef de Portugal) fez 2 showcooking, um lombinho de porco com coulis de mirtilo... Uma delicia.

De sobremesa um tricolor de mirtilos.

Mas como o mirtilo é rei e senhor nestes dias, comi, pastel de nata de mirtilo, bateira de mirtilo, broinhas de mirtilo, chessecake de mirtilo. Adorei valeu a pena, obrigada Sever do Vouga.


quarta-feira, 24 de junho de 2015

Mousse de abacate

Uma sobremesa, rápida e fácil de fazer.
Eu costumo a fazer antes de me sentar à mesa e deixo no frigorífico até a hora da sobremesa, pois não deve ser feita com muita antecedência, porque ela oxida e não fica com uma apresentação tão bonita. 

Mousse de abacate

Polpa de 2 abacates
1 lata de leite condensado 
1 iogurte grego 
250 gr de queijo batido
Sumo de metade de 1 limão 

Bate tudo com a varinha mágica, coloque numa tigela para ir à mesa e decore com raspas de limão e mirtilos.

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Esparguete alla puttanesca.

Esta foi a 2* tentativa, eu adoro este esparguete, mas da 1* vez não correu muito bem, desta vez ficou maravilhoso.

Esparguete alla  puttanesca 

500 gr de esparguete
1 pacote de polpa de tomate temperado com manjericão e oregaos 
4 a 6 tomates cherry
3 latas de anchovas
 1 colher de sopa de alcaparras 
100 gr de azeitonas pretas sem caroço 
2 dentes de alho esmagados
Metade 1 pimento cortado em pedacinhos 
1 malagueta
Azeite que
Sal qb
6 a 8 folhas de manjericão
Queijo parmesão ralado  para polvilhar

Coza o esparguete de modo a ficar rijo ( al dente ) em água abundante temperada com sal. 
Agora vamos fazer o molho, num tacho,coloque o azeite com as anchovas desfazendo-as com um garfo. Junte os alhos, a polpa de tomate e o pimento em seguida os tomates cherry cortados ao meio. Deixe cozinhar em lume baixo padrão molho ficar bem apurado  e no final, adicione as azeitonas cortadas as rodelas juntamente com as alcaparras inteiras. No fim de escorrer a massa junte o molho e polvilhe com as folhas de manjericão cartadas grosseiramente e sirva de imediato. Polvilhar com o parmesão.
Eu polvilhei o meu prato com mozarela ralada ( porque não gosto de queijos fortes ) e gostei muito

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Cupcakes Red Velvet com cheese cream


Aqui fica minha participação no grupo do dia um, andava já a algum tempo para fazer, foi aprovadicima .


Cupcakes de Red Velvet com cheese cream

1 1/4 de chávena de farinha
3/4 de chávena  de açúcar
1/2 colher de chá de sal
1 colher de chá de cacau em pó
1/2 chávena de óleo ( usei becel)
1/2 chávena de  Buttermilk
1/2 colher de chá de essência de baunilha 
1 ovo
1 colher de sopa de corante líquido vermelho
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
Para o creme:

2 pacotes de natas

250 gr de queijo fresco batido

7 colheres de sopa de açúcar

2 a 3 colheres de sopa de rum

3 folhas de gelatina incolor

Framboesas para decorar

 Ligue seu forno em 180˚C.

Numa tigela grande, peneire a farinha, o sal, o bicarbonato de sódio e o cacau. Acrescente o açúcar e misture bem.
 Bata o ovo com um garfo, e acrescente o buttermilk, o óleo, o extrato de ba
unilha e o corante. Misture bem, dicione os ingredientes líquidos aos secos e misture com um um batedor de varas, Envolvendo delicadamente. ( não é necessário bater ). Coloque a massa nas formas de papel sem encher muito ( 3/4 da forma + -). Leve ao forno a cozer cerca de 20 minutos. Enquanto arrefecem, prepare o creme...


Bata as natas com o queijo, misture o açúcar, o rum e as folhas de gelatina (que foram hidratadas em água, espremidas e foram ao microondas durante 10 segundos para derreter ). Coloque o creme com um saco de pasteleiro e decore com uma framboesa 



terça-feira, 12 de maio de 2015

Doce de oreos

Mais uma sobremesa deliciosa, a ideia foi retirada de uma receita da Filipa Gomes, fácil como eu gosto.

Doce de oreos

1 lata de leite condensado
2 latas de leite
4 ovos inteiros 
2 gemas
1 tablete de chocolate de 200gr
1 pacote de oreos trituradas grosseiramente
1 pacotinho de mini oreos para decorar
2 pacotes de natas batidas em chantilly com 6 colheres de sopa de açúcar e 4 a 5 gotas de limão.

Leve ao lima num tacho o leite condensado, o outro leite e os ovos batidos. Vá mexendo sempre até engrossar. 
Depois retire do lume e acrescente a tablete de chocolate bem partida, mexa até derreter o chocolate e ficar bem envolvido .
Coloque em taças, ou copos, mais ou menos 2 dedos de altura deixe arrefecer e vai ao frigorífico, tape com película aderente ( para não ganhar crosta ) .
Quando o creme ficar fresquinho coloque as oreos trituradas grosseiramente, mais ou menos 1 dedo de altura, depois coloca o chantilly até ao cimo das taças e decora com uma mini oreo, torna a ir para o frigorífico até servir.


PS: uma dica ...
Eu coloco o chantilly dentro de um saco tipo de congelação, aperto para um dos bicos do saco e depois corto a pontinha e assim coloco o chantilly a fazer biquínho no meio.

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Tarte de chocolate

Foi devorada num instante, adoraram.
Eu já fiz uma grande e em tarteletes.

Tarte de chocolate e caramelo

1 base de massa folhada
1 tablete de chocolate sabor a caramelo da Nestlé 
4 ovos 
4 colheres de sopa de leite 
1 pacote de natas 200ml
3 colheres de sopa de açúcar 
10 caramelos 
2 ou 3 colheres de sopa de leite
Avelãs trituradas grosseiramente 

Coloque a massa folhada numa tarteira.
Numa tigela coloca-se o chocolate partido com as colheres de leite e vai a derreter no microondas. Adicione os ovos ao chocolate derretido e verta para a massa folhada.
Vai ao forno a 180*c até a massa ficar cozida. Deixe arrefecer .
Entretanto bata as natas com o açúcar até ficar em chantilly. Coloque o chantilly por cima da tarte de forma a ficar o chocolate todo coberto.
Leve a derreter em banho-Maria os caramelos com o leite, deixe arrefecer e coloque em fio por cima do chantilly e polvilhe com as avelãs.


sexta-feira, 1 de maio de 2015

Tarte de espargos com presunto

O tema deste mês no grupo do dia um, é tartes salgadas e quiches.
Esta tarte é simples de fazer e fica uma maravilha

Tarte de espargos com presunto 

1 base de massa quebrada
6 fatias de presunto
100 gr de queijo ralado mistura de 3 queijos
8 espargos
1 pacote de natas
4 ovos
Sal e pimenta qb
1 pitada de caril

Forra-se uma forma de tarte com a massa quebrada.
No fundo coloque as fatias de presunto e o queijo ralado.
Bate-se os ovos com as natas, tempera-se com sal, pimenta e o caril.
Verte-se para a tarteira. Coloque os espargos já arranjados ( lavados e com a parte mais grossa e dura, cortadas )e vai ao forno a 180*c.