quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Canelle de Bordeuax

Deixo- vos uma receita dada pela tia Gina, foi retirada da net...

Quando a tia falou nesta receita, agradou-me a ideia, uma massa que não dá trabalho a fazer que vai para o frigorífico e só ao fim de dois dias é que vai para o forno, Humm tenho de experimentar, cá em casa adoraram decorei alguns com chantilly.

Os meus críticos disseram ... Podes fazer mais vezes.


 Canelle de bordeuax


½ litro de leite
250 gramas de açúcar
100 gramas de farinha de trigo
50 gramas de manteiga sem sal
1 pitada de sal
2 ovos
2 gemas
1/2 vagem de baunilha
50 ml de rum



Leve ao lume a ferver, o leite com a manteiga e as sementes da vagem de baunilha (abra e raspe as sementes da vagem para o leite) .

Bata com um batedor de varas, os ovos com o açúcar, a farinha e o sal até formar uma massa homogênea.  Depois adicione,o leite fervido, ainda morno e envolva tudo até ficar um creme sem grumos.

Acrescente o rum. 

Coloque o creme a "dormir" no frigorífico tapado com película aderente

aproximadamente 48 horas. 

Pré-aqueça o forno a 190*c.

Retire do frigorífico +- 30 minutos antes de ir ao forno. Unte as formas com manteiga, mexa o creme energicamente e coloque-o nas formas de canelle, deixe 1 cm entre o creme e o topo da forma. Vai a cozer mais ou menos 50 minutos. Deixe arrefecer e desenforme.


quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Pernil de porco fumado a moda do Oliver

Quando comprei o livro " poupe com Jamie " esta receita ficou logo assinalada
Cá em casa adoraram, claro que fiz algumas alterações.
Achei fácil e rápida, de certeza que é para voltar a repetir.

Pernil de porco fumado a moda do Oliver 

1 pernil de porco fumado ( comprei no aldi )
1 cebola grande
4 cenouras
4 batatas médias
1 folha de louro
1 colher de chá de tomilho 
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de farinha
2 colheres de sopa natas
2,5 dl de leite
1 colher de sopa de mostarda 
1 colher de sopa de vinagre balsâmico
1 colher de sopa de salsa picada
1 colher de sopa de cebolinho 


Coloque o pernil de molho em água quente durante 30 minutos.
Escorra o pernil o coloque-o num tacho com a cebola descascada e cortada em 4 pedaços, as cenouras descascadas, e as batatas também descascadas, a folha de louro e o tomilho.
Cubra com água fria, leve a ferver durante 20 minutos em lume máximo.
Retire do lume e escorra a água, coloque num pirex ou tabuleiro a cebola,as cenouras, as batatas e o pernil e vai ao forno  20 minutos a 220*c.
Retire do forno, corte as batatas, as cenouras em pedaços grandes.
Com a ajuda de um garfo rasgue a carne.
Disponha numa travessa, as batatas, as cenouras e a cebola e a carne do pernil.
Agora prepare o molho, num tacho derreta a manteiga e misture a farinha, depois as natas, o leite, mexendo sempre até ficar um molho branco, junte depois a mostarda, o vinagre balsâmico, a salsa e o cebolinho, deixe ferver em lume baixo mexendo sempre. Tempere de sal e tabasco.
Regue a travessa com o molho e sirva.


terça-feira, 1 de setembro de 2015

Bruschettas de tomate

Com muitas peripécias nos últimos tempos tenho andado fugida do blog, da página do face, mas está na altura de recomeçar...
Começo com uma Bruschetta para participar no grupo do dia um.

Bruschettas com tomate

4 fatias de pão usei pão de rio maior
Molho pesto qb
1 tomate grande
Meia mozarela de búfala cortada em quadradinhos
Vinagre balsâmico 
Oregãos qb

Corte o tomate em quadradinhos pequenos e tempere com oregãos, sal e vinagre balsâmico.
Torre as fatias de pão, barre com o molho pesto, coloque quadradinhos de mozarela e termine com os quadradinhos de tomate temperado.

domingo, 28 de junho de 2015

Feira do mirtilo

Hoje não venho publicar uma receita, venho falar da visita a Sever do Vouga a feira do mirtilo.
Adorei, assisti a vários showcooking  e provei vários doces e salgados com esse fruto, não fosse ele o rei da festa.

Ontem no showcooking com os alunos da escola profissional do vouzela provei:
-Pernil de porco

- bavaroise de mirtilo com creme de mirtilo


- gelado de mirtilo com creme de mirtilo e menta

Hoje esteve a chef Lígia Santos ( 1* Masterchef de Portugal) fez 2 showcooking, um lombinho de porco com coulis de mirtilo... Uma delicia.

De sobremesa um tricolor de mirtilos.

Mas como o mirtilo é rei e senhor nestes dias, comi, pastel de nata de mirtilo, bateira de mirtilo, broinhas de mirtilo, chessecake de mirtilo. Adorei valeu a pena, obrigada Sever do Vouga.


quarta-feira, 24 de junho de 2015

Mousse de abacate

Uma sobremesa, rápida e fácil de fazer.
Eu costumo a fazer antes de me sentar à mesa e deixo no frigorífico até a hora da sobremesa, pois não deve ser feita com muita antecedência, porque ela oxida e não fica com uma apresentação tão bonita. 

Mousse de abacate

Polpa de 2 abacates
1 lata de leite condensado 
1 iogurte grego 
250 gr de queijo batido
Sumo de metade de 1 limão 

Bate tudo com a varinha mágica, coloque numa tigela para ir à mesa e decore com raspas de limão e mirtilos.

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Esparguete alla puttanesca.

Esta foi a 2* tentativa, eu adoro este esparguete, mas da 1* vez não correu muito bem, desta vez ficou maravilhoso.

Esparguete alla  puttanesca 

500 gr de esparguete
1 pacote de polpa de tomate temperado com manjericão e oregaos 
4 a 6 tomates cherry
3 latas de anchovas
 1 colher de sopa de alcaparras 
100 gr de azeitonas pretas sem caroço 
2 dentes de alho esmagados
Metade 1 pimento cortado em pedacinhos 
1 malagueta
Azeite que
Sal qb
6 a 8 folhas de manjericão
Queijo parmesão ralado  para polvilhar

Coza o esparguete de modo a ficar rijo ( al dente ) em água abundante temperada com sal. 
Agora vamos fazer o molho, num tacho,coloque o azeite com as anchovas desfazendo-as com um garfo. Junte os alhos, a polpa de tomate e o pimento em seguida os tomates cherry cortados ao meio. Deixe cozinhar em lume baixo padrão molho ficar bem apurado  e no final, adicione as azeitonas cortadas as rodelas juntamente com as alcaparras inteiras. No fim de escorrer a massa junte o molho e polvilhe com as folhas de manjericão cartadas grosseiramente e sirva de imediato. Polvilhar com o parmesão.
Eu polvilhei o meu prato com mozarela ralada ( porque não gosto de queijos fortes ) e gostei muito

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Cupcakes Red Velvet com cheese cream


Aqui fica minha participação no grupo do dia um, andava já a algum tempo para fazer, foi aprovadicima .


Cupcakes de Red Velvet com cheese cream

1 1/4 de chávena de farinha
3/4 de chávena  de açúcar
1/2 colher de chá de sal
1 colher de chá de cacau em pó
1/2 chávena de óleo ( usei becel)
1/2 chávena de  Buttermilk
1/2 colher de chá de essência de baunilha 
1 ovo
1 colher de sopa de corante líquido vermelho
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
Para o creme:

2 pacotes de natas

250 gr de queijo fresco batido

7 colheres de sopa de açúcar

2 a 3 colheres de sopa de rum

3 folhas de gelatina incolor

Framboesas para decorar

 Ligue seu forno em 180˚C.

Numa tigela grande, peneire a farinha, o sal, o bicarbonato de sódio e o cacau. Acrescente o açúcar e misture bem.
 Bata o ovo com um garfo, e acrescente o buttermilk, o óleo, o extrato de ba
unilha e o corante. Misture bem, dicione os ingredientes líquidos aos secos e misture com um um batedor de varas, Envolvendo delicadamente. ( não é necessário bater ). Coloque a massa nas formas de papel sem encher muito ( 3/4 da forma + -). Leve ao forno a cozer cerca de 20 minutos. Enquanto arrefecem, prepare o creme...


Bata as natas com o queijo, misture o açúcar, o rum e as folhas de gelatina (que foram hidratadas em água, espremidas e foram ao microondas durante 10 segundos para derreter ). Coloque o creme com um saco de pasteleiro e decore com uma framboesa