segunda-feira, 25 de abril de 2016

Tartes de ruibarbo

Apesar de ainda não  ter autorização da oftalmologista para andar por aqui .( O zoster continua instalado no meu nervo ótico.) Derivado a este problema é que ando desaparecida, mas não Parada, tenho imensas delicias para publicar mas não posso estar muito tempo em frente do computador.
Mas hoje não resisti e tenho de partilhar esta minha 1* experiência com ruibarbo, a receita é do Jamie Oliver, mas com algumas alterações minhas.

Espero que gostem, cá em casa foi aprovadissima... 

Tarte de ruibarbo

Ingredientes

Massa:

  • 200 gr Farinha sem fermento
  • 100 gr Farinha de centeio ( usei da marca cem porcento)
  • 0.5 c. chá Sal
  • 3 c. sopa Açucar Mascavado
  • Canela qb
  • 180 gr Manteiga sem Sal fria
  • 100 ml Água Fria

Recheio:

  • 3 chávenas morangos cortados em quartos
  • 4 talos Ruibarbo
  •  1 chávena Açucar Mascavado
  • 5 c. sopa farinha maisena
  • 1 c. chá Canela
  • Meia colher de chá Sal fino 
  • Raspa de 1   Limão
  • 1  Gema de Ovo
  • 1 c. chá Água para Pincelar
  • Manteiga Amolecida

  • Comece por fazer a  massa juntando no processador 200 gr de farinha de trigo, e 100 gr de farinha de centeio.
  • Junte em seguida ½ colher de chá de sal fino, 3 colheres de sopa de açúcar mascavado, e 2 pitadas de canela. 
  • Ligue o processador, 4 a 5 segundos e adicione 180 gr de manteiga sem sal gelada e cortada em quadradinhos e 100 ml de água fria .
  • Ligue novamente o processador até obter uma bola.
  • Embrulhe em película aderente, e leve ao frigorífico durante 30 minutos. 
  • Entretanto ligue o forno a 200 graus e faça o recheio.
  •  numa tigela misture as chávenas de morangos partidos em quartos e os talos de ruibarbo cortados em pedaços. 
  • Adicione o açúcar mascavado, as colheres de sopa de amido de milho, a colher de chá de canela, ½ colher de chá de sal e as raspas de 1 limão.
  • Estique a massa com a ajuda do rolo e corte círculos com a judas de uma caneca ( tem de ser um pouco maiores que as formas de tarte, forre as formas com círculos de papel vegetal, coloque os círculos de massa .
  • Corte a restante massa em tirinhas,( eu usei o cortador de rissois )
  • Pincele as bases das Tartes com um pouco de manteiga, coloque o recheio e coloque as tirinhas por cima, entrelaçando.
  • Pincele com a  gema de ovo misturada com a água e polvilhe com o açúcar mascavado. 
  • Leve ao forno durante 20 minutos 200*c, e, depois reduza para 170*c e deixe, até a crosta ficar douradinha.

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Mufins salgados

Deixo uma sugestão para o fim de semana, é facil é delicioso, como eu gosto.
Espero que gostem...

Muffins salgados

200 gr de farinha
3 ovos
100 ml de leite
100 ml de azeite
Sal e oregaos QB
1 colher de café de fermento em pó 
150 gr de mistura de chouriço, salame e queijo ralado
Tomate seco para colocar por cima


Coloque numa tigela a farinha, os ovos, o leite, o azeite, o fermento e tempere de sal e oregaos. 
( Se gostar também pode colocar um pouco de pimenta miúda na altura ).
Bata tudo, adicione as carnes e o queijo ralado.

Coloque formas de papel dentro das formas de mufins e preenche até 3/4 com a massa depois decora com um pedaço de tomate seco e leve ao forno a 180*c 15 minutos.

terça-feira, 13 de outubro de 2015

Geleia de phisalis

Para os amantes de phisalis, deixo esta receita.
O meu marido adorou comer a geleia numa tosta com queijinho fresco.


Geleia de phisalis

500 gr de phisalis
7 colheres sopa de açúcar 
100 ml de água 
Vagem de baunilha    4 a 5 cm

Retira- se os phisalis da casca, lavam-se e coloque -os num tacho.
Triture com a varinha mágica, adicione a água, o açúcar e o pedaço da vagem de baunilha .
Vai ao lume a ferver, depois vai-se baixando o lume e deixe ferver até ficar com a consistência de geleia.
Retira-se do lume e coloca-se em fresquinhos fervidos e faz o processo das compotas. ..

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Bolo de outono



Para mim um bolo de outono tem de levar frutos secos ou frescos mas desta estação do ano.
O desafio do grupo do dia um na cozinha, era este... Um bolo de outono, aqui fica o meu bolo de outono com maçãs e frutos secos.

Bolo de outono
200 gr de frutos secos ( usei uma mistura de passas, avelãs, amendoins )
75ml de rum
150 ml de óleo 
200 gr de açúcar amarelo
2 ovos
350 gr de farinha tipo branca de neve
1 colher de chá de canela em pó
1 colher de chá de bicarbonato de sódio 
400 gr de maçãs aos quadradinhos sem casca nem caroços
Raspa de 1 limão 
Para o creme:
100 ml de natas
100 gr de chocolate em tablete


Coloque o rum numa taça com os frutos secos para hidratar.
 Pre-aqueça o forno a 180* c.
Junte o óleo com o açúcar, adicione os ovos um a um, bata até ficar um creme.
Adicione a este creme os ingredientes secos.
Agora é a vez de adicionar a raspa de limão, a maçã a os frutos envolvendo tudo com uma colher de madeira. 
Vai ao forno numa forma untada ou forrada com papel vegetal.
No fim de cozido retire da firma é deixe arrefecer...
Faça o creme :
Parta o chocolate em pedacinhos, coloque num tacho e leve ao lume com as batas em lume brando mexendo sempre até derreter o chocolate e cubra o bolo.





quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Canelle de Bordeuax

Deixo- vos uma receita dada pela tia Gina, foi retirada da net...

Quando a tia falou nesta receita, agradou-me a ideia, uma massa que não dá trabalho a fazer que vai para o frigorífico e só ao fim de dois dias é que vai para o forno, Humm tenho de experimentar, cá em casa adoraram decorei alguns com chantilly.

Os meus críticos disseram ... Podes fazer mais vezes.


 Canelle de bordeuax


½ litro de leite
250 gramas de açúcar
100 gramas de farinha de trigo
50 gramas de manteiga sem sal
1 pitada de sal
2 ovos
2 gemas
1/2 vagem de baunilha
50 ml de rum



Leve ao lume a ferver, o leite com a manteiga e as sementes da vagem de baunilha (abra e raspe as sementes da vagem para o leite) .

Bata com um batedor de varas, os ovos com o açúcar, a farinha e o sal até formar uma massa homogênea.  Depois adicione,o leite fervido, ainda morno e envolva tudo até ficar um creme sem grumos.

Acrescente o rum. 

Coloque o creme a "dormir" no frigorífico tapado com película aderente

aproximadamente 48 horas. 

Pré-aqueça o forno a 190*c.

Retire do frigorífico +- 30 minutos antes de ir ao forno. Unte as formas com manteiga, mexa o creme energicamente e coloque-o nas formas de canelle, deixe 1 cm entre o creme e o topo da forma. Vai a cozer mais ou menos 50 minutos. Deixe arrefecer e desenforme.


quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Pernil de porco fumado a moda do Oliver

Quando comprei o livro " poupe com Jamie " esta receita ficou logo assinalada
Cá em casa adoraram, claro que fiz algumas alterações.
Achei fácil e rápida, de certeza que é para voltar a repetir.

Pernil de porco fumado a moda do Oliver 

1 pernil de porco fumado ( comprei no aldi )
1 cebola grande
4 cenouras
4 batatas médias
1 folha de louro
1 colher de chá de tomilho 
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de farinha
2 colheres de sopa natas
2,5 dl de leite
1 colher de sopa de mostarda 
1 colher de sopa de vinagre balsâmico
1 colher de sopa de salsa picada
1 colher de sopa de cebolinho 


Coloque o pernil de molho em água quente durante 30 minutos.
Escorra o pernil o coloque-o num tacho com a cebola descascada e cortada em 4 pedaços, as cenouras descascadas, e as batatas também descascadas, a folha de louro e o tomilho.
Cubra com água fria, leve a ferver durante 20 minutos em lume máximo.
Retire do lume e escorra a água, coloque num pirex ou tabuleiro a cebola,as cenouras, as batatas e o pernil e vai ao forno  20 minutos a 220*c.
Retire do forno, corte as batatas, as cenouras em pedaços grandes.
Com a ajuda de um garfo rasgue a carne.
Disponha numa travessa, as batatas, as cenouras e a cebola e a carne do pernil.
Agora prepare o molho, num tacho derreta a manteiga e misture a farinha, depois as natas, o leite, mexendo sempre até ficar um molho branco, junte depois a mostarda, o vinagre balsâmico, a salsa e o cebolinho, deixe ferver em lume baixo mexendo sempre. Tempere de sal e tabasco.
Regue a travessa com o molho e sirva.


terça-feira, 1 de setembro de 2015

Bruschettas de tomate

Com muitas peripécias nos últimos tempos tenho andado fugida do blog, da página do face, mas está na altura de recomeçar...
Começo com uma Bruschetta para participar no grupo do dia um.

Bruschettas com tomate

4 fatias de pão usei pão de rio maior
Molho pesto qb
1 tomate grande
Meia mozarela de búfala cortada em quadradinhos
Vinagre balsâmico 
Oregãos qb

Corte o tomate em quadradinhos pequenos e tempere com oregãos, sal e vinagre balsâmico.
Torre as fatias de pão, barre com o molho pesto, coloque quadradinhos de mozarela e termine com os quadradinhos de tomate temperado.