sábado, 30 de abril de 2016

Chutney de ruibarbo


Mais uma experiência com ruibarbo...
Adorei, fiz vários frasquinhos e estão no frigorífico a repousar.
A receita não é minha, tirei deste blog .




Chutney de ruibarbo


Ingredientes:
1 maçã cortada em cubos
1 chávena de ruibarbo partido em pedaços de cerca de 1 cm
1 chalota picada
1 dente de alho picado
1 pau de canela
2 cravinhos
1/2 chávena de açúcar mascavado
1 pitada de Flor de Sal
1 pontinha de malagueta seca 
2 colheres de sopa de vinagre balsâmico
1 chávena de vinho tinto

Preparação:
Junte todos os ingredientes num tacho e leve a lume forte até ferver.
Quando levantar fervura reduza o lume para o mínimo e deixe cozer durante 50 a 60 minutos até reduzir o liquido.
Deixe arrefecer.
Verta o chutney para um frasco esterilizado e guarde no frigorífico.
Quanto mais tempo, mais intenso fica o seu sabor, havendo mesmo quem aconselhe a aguardar cerca de dois meses antes de abrir o frasco.

Sirva como acompanhamento de carnes.

segunda-feira, 25 de abril de 2016

Tartes de ruibarbo

Apesar de ainda não  ter autorização da oftalmologista para andar por aqui .( O zoster continua instalado no meu nervo ótico.) Derivado a este problema é que ando desaparecida, mas não Parada, tenho imensas delicias para publicar mas não posso estar muito tempo em frente do computador.
Mas hoje não resisti e tenho de partilhar esta minha 1* experiência com ruibarbo, a receita é do Jamie Oliver, mas com algumas alterações minhas.

Espero que gostem, cá em casa foi aprovadissima... 

Tarte de ruibarbo

Ingredientes

Massa:

  • 200 gr Farinha sem fermento
  • 100 gr Farinha de centeio ( usei da marca cem porcento)
  • 0.5 c. chá Sal
  • 3 c. sopa Açucar Mascavado
  • Canela qb
  • 180 gr Manteiga sem Sal fria
  • 100 ml Água Fria

Recheio:

  • 3 chávenas morangos cortados em quartos
  • 4 talos Ruibarbo
  •  1 chávena Açucar Mascavado
  • 5 c. sopa farinha maisena
  • 1 c. chá Canela
  • Meia colher de chá Sal fino 
  • Raspa de 1   Limão
  • 1  Gema de Ovo
  • 1 c. chá Água para Pincelar
  • Manteiga Amolecida

  • Comece por fazer a  massa juntando no processador 200 gr de farinha de trigo, e 100 gr de farinha de centeio.
  • Junte em seguida ½ colher de chá de sal fino, 3 colheres de sopa de açúcar mascavado, e 2 pitadas de canela. 
  • Ligue o processador, 4 a 5 segundos e adicione 180 gr de manteiga sem sal gelada e cortada em quadradinhos e 100 ml de água fria .
  • Ligue novamente o processador até obter uma bola.
  • Embrulhe em película aderente, e leve ao frigorífico durante 30 minutos. 
  • Entretanto ligue o forno a 200 graus e faça o recheio.
  •  numa tigela misture as chávenas de morangos partidos em quartos e os talos de ruibarbo cortados em pedaços. 
  • Adicione o açúcar mascavado, as colheres de sopa de amido de milho, a colher de chá de canela, ½ colher de chá de sal e as raspas de 1 limão.
  • Estique a massa com a ajuda do rolo e corte círculos com a judas de uma caneca ( tem de ser um pouco maiores que as formas de tarte, forre as formas com círculos de papel vegetal, coloque os círculos de massa .
  • Corte a restante massa em tirinhas,( eu usei o cortador de rissois )
  • Pincele as bases das Tartes com um pouco de manteiga, coloque o recheio e coloque as tirinhas por cima, entrelaçando.
  • Pincele com a  gema de ovo misturada com a água e polvilhe com o açúcar mascavado. 
  • Leve ao forno durante 20 minutos 200*c, e, depois reduza para 170*c e deixe, até a crosta ficar douradinha.

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Mufins salgados

Deixo uma sugestão para o fim de semana, é facil é delicioso, como eu gosto.
Espero que gostem...

Muffins salgados

200 gr de farinha
3 ovos
100 ml de leite
100 ml de azeite
Sal e oregaos QB
1 colher de café de fermento em pó 
150 gr de mistura de chouriço, salame e queijo ralado
Tomate seco para colocar por cima


Coloque numa tigela a farinha, os ovos, o leite, o azeite, o fermento e tempere de sal e oregaos. 
( Se gostar também pode colocar um pouco de pimenta miúda na altura ).
Bata tudo, adicione as carnes e o queijo ralado.

Coloque formas de papel dentro das formas de mufins e preenche até 3/4 com a massa depois decora com um pedaço de tomate seco e leve ao forno a 180*c 15 minutos.

terça-feira, 13 de outubro de 2015

Geleia de phisalis

Para os amantes de phisalis, deixo esta receita.
O meu marido adorou comer a geleia numa tosta com queijinho fresco.


Geleia de phisalis

500 gr de phisalis
7 colheres sopa de açúcar 
100 ml de água 
Vagem de baunilha    4 a 5 cm

Retira- se os phisalis da casca, lavam-se e coloque -os num tacho.
Triture com a varinha mágica, adicione a água, o açúcar e o pedaço da vagem de baunilha .
Vai ao lume a ferver, depois vai-se baixando o lume e deixe ferver até ficar com a consistência de geleia.
Retira-se do lume e coloca-se em fresquinhos fervidos e faz o processo das compotas. ..

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Bolo de outono



Para mim um bolo de outono tem de levar frutos secos ou frescos mas desta estação do ano.
O desafio do grupo do dia um na cozinha, era este... Um bolo de outono, aqui fica o meu bolo de outono com maçãs e frutos secos.

Bolo de outono
200 gr de frutos secos ( usei uma mistura de passas, avelãs, amendoins )
75ml de rum
150 ml de óleo 
200 gr de açúcar amarelo
2 ovos
350 gr de farinha tipo branca de neve
1 colher de chá de canela em pó
1 colher de chá de bicarbonato de sódio 
400 gr de maçãs aos quadradinhos sem casca nem caroços
Raspa de 1 limão 
Para o creme:
100 ml de natas
100 gr de chocolate em tablete


Coloque o rum numa taça com os frutos secos para hidratar.
 Pre-aqueça o forno a 180* c.
Junte o óleo com o açúcar, adicione os ovos um a um, bata até ficar um creme.
Adicione a este creme os ingredientes secos.
Agora é a vez de adicionar a raspa de limão, a maçã a os frutos envolvendo tudo com uma colher de madeira. 
Vai ao forno numa forma untada ou forrada com papel vegetal.
No fim de cozido retire da firma é deixe arrefecer...
Faça o creme :
Parta o chocolate em pedacinhos, coloque num tacho e leve ao lume com as batas em lume brando mexendo sempre até derreter o chocolate e cubra o bolo.





quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Canelle de Bordeuax

Deixo- vos uma receita dada pela tia Gina, foi retirada da net...

Quando a tia falou nesta receita, agradou-me a ideia, uma massa que não dá trabalho a fazer que vai para o frigorífico e só ao fim de dois dias é que vai para o forno, Humm tenho de experimentar, cá em casa adoraram decorei alguns com chantilly.

Os meus críticos disseram ... Podes fazer mais vezes.


 Canelle de bordeuax


½ litro de leite
250 gramas de açúcar
100 gramas de farinha de trigo
50 gramas de manteiga sem sal
1 pitada de sal
2 ovos
2 gemas
1/2 vagem de baunilha
50 ml de rum



Leve ao lume a ferver, o leite com a manteiga e as sementes da vagem de baunilha (abra e raspe as sementes da vagem para o leite) .

Bata com um batedor de varas, os ovos com o açúcar, a farinha e o sal até formar uma massa homogênea.  Depois adicione,o leite fervido, ainda morno e envolva tudo até ficar um creme sem grumos.

Acrescente o rum. 

Coloque o creme a "dormir" no frigorífico tapado com película aderente

aproximadamente 48 horas. 

Pré-aqueça o forno a 190*c.

Retire do frigorífico +- 30 minutos antes de ir ao forno. Unte as formas com manteiga, mexa o creme energicamente e coloque-o nas formas de canelle, deixe 1 cm entre o creme e o topo da forma. Vai a cozer mais ou menos 50 minutos. Deixe arrefecer e desenforme.


quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Pernil de porco fumado a moda do Oliver

Quando comprei o livro " poupe com Jamie " esta receita ficou logo assinalada
Cá em casa adoraram, claro que fiz algumas alterações.
Achei fácil e rápida, de certeza que é para voltar a repetir.

Pernil de porco fumado a moda do Oliver 

1 pernil de porco fumado ( comprei no aldi )
1 cebola grande
4 cenouras
4 batatas médias
1 folha de louro
1 colher de chá de tomilho 
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de farinha
2 colheres de sopa natas
2,5 dl de leite
1 colher de sopa de mostarda 
1 colher de sopa de vinagre balsâmico
1 colher de sopa de salsa picada
1 colher de sopa de cebolinho 


Coloque o pernil de molho em água quente durante 30 minutos.
Escorra o pernil o coloque-o num tacho com a cebola descascada e cortada em 4 pedaços, as cenouras descascadas, e as batatas também descascadas, a folha de louro e o tomilho.
Cubra com água fria, leve a ferver durante 20 minutos em lume máximo.
Retire do lume e escorra a água, coloque num pirex ou tabuleiro a cebola,as cenouras, as batatas e o pernil e vai ao forno  20 minutos a 220*c.
Retire do forno, corte as batatas, as cenouras em pedaços grandes.
Com a ajuda de um garfo rasgue a carne.
Disponha numa travessa, as batatas, as cenouras e a cebola e a carne do pernil.
Agora prepare o molho, num tacho derreta a manteiga e misture a farinha, depois as natas, o leite, mexendo sempre até ficar um molho branco, junte depois a mostarda, o vinagre balsâmico, a salsa e o cebolinho, deixe ferver em lume baixo mexendo sempre. Tempere de sal e tabasco.
Regue a travessa com o molho e sirva.