Aqui partilho as minhas receitas, e experiências na minha cozinha, onde eu adoro estar.
segunda-feira, 5 de setembro de 2016
Pufs de filadelphia e compota de mirtilo
segunda-feira, 25 de julho de 2016
Frango do jamie
- 1 frango do campo cortado
- 1/2 pau de canela
- 1 mão cheia de tomilho fresco de preferência
- Casca de 2 limões
- 10 dentes de alho com a casca
- 560 ml de leite
- Azeite
- Flor de sal
- Pimenta moída
Vai necessitar de um tacho ou frigideira que possa ir ao forno. Comece por temperar bem a carne com sal e pimenta. Depois coloque-a no tacho ou frigideira com um fio de azeite bem aquecido e leve ao lume. Vá virando o frango de forma a deixá-lo tostado em todos os lados – é normal que a pele se agarre ao fundo, mas não tem problema se ficar meio rasgada. Quando estiver pronto, desligue o lume e deite fora o excesso de azeite, mantendo o fundo da panela sujo com os restos de pele derretida – é isso que vai deixar um gosto caramelizado absolutamente deslumbrante no final.
Agora só tem de juntar o frango e o resto dos ingredientes no tacho sujo e deixar cozinhar sem tampa durante uma hora e meia no forno pré-aquecido a 190º C. De vez em quando, abra o forno e regue a carne com o molho. O que vai acontecer é que o frango ficará tostado por fora e macio por dentro. E a mistura do leite com o limão dar-lhe-á um molho coalhado. A canela, o alho e o tomilho farão o resto.
Depois é só servir. Acompanhei com arroz branco e a bela batata frita.
quinta-feira, 30 de junho de 2016
Bolo de crepes tiramisu
domingo, 15 de maio de 2016
Tarteletes para o pequeno almoço
domingo, 8 de maio de 2016
Lentilhas com salsichas frescas
sábado, 30 de abril de 2016
Chutney de ruibarbo
segunda-feira, 25 de abril de 2016
Tartes de ruibarbo
Apesar de ainda não ter autorização da oftalmologista para andar por aqui .( O zoster continua instalado no meu nervo ótico.) Derivado a este problema é que ando desaparecida, mas não Parada, tenho imensas delicias para publicar mas não posso estar muito tempo em frente do computador. Mas hoje não resisti e tenho de partilhar esta minha 1* experiência com ruibarbo, a receita é do Jamie Oliver, mas com algumas alterações minhas.
Tarte de ruibarbo
Ingredientes
Massa:
- 200 gr Farinha sem fermento
- 100 gr Farinha de centeio ( usei da marca cem porcento)
- 0.5 c. chá Sal
- 3 c. sopa Açucar Mascavado
- Canela qb
- 180 gr Manteiga sem Sal fria
- 100 ml Água Fria
Recheio:
- 3 chávenas morangos cortados em quartos
- 4 talos Ruibarbo
- 1 chávena Açucar Mascavado
- 5 c. sopa farinha maisena
- 1 c. chá Canela
- Meia colher de chá Sal fino
- Raspa de 1 Limão
- 1 Gema de Ovo
- 1 c. chá Água para Pincelar
- Manteiga Amolecida
- Comece por fazer a massa juntando no processador 200 gr de farinha de trigo, e 100 gr de farinha de centeio.
- Junte em seguida ½ colher de chá de sal fino, 3 colheres de sopa de açúcar mascavado, e 2 pitadas de canela.
- Ligue o processador, 4 a 5 segundos e adicione 180 gr de manteiga sem sal gelada e cortada em quadradinhos e 100 ml de água fria .
- Ligue novamente o processador até obter uma bola.
- Embrulhe em película aderente, e leve ao frigorífico durante 30 minutos.
- Entretanto ligue o forno a 200 graus e faça o recheio.
- numa tigela misture as chávenas de morangos partidos em quartos e os talos de ruibarbo cortados em pedaços.
- Adicione o açúcar mascavado, as colheres de sopa de amido de milho, a colher de chá de canela, ½ colher de chá de sal e as raspas de 1 limão.
- Estique a massa com a ajuda do rolo e corte círculos com a judas de uma caneca ( tem de ser um pouco maiores que as formas de tarte, forre as formas com círculos de papel vegetal, coloque os círculos de massa .
- Corte a restante massa em tirinhas,( eu usei o cortador de rissois )
- Pincele as bases das Tartes com um pouco de manteiga, coloque o recheio e coloque as tirinhas por cima, entrelaçando.
- Pincele com a gema de ovo misturada com a água e polvilhe com o açúcar mascavado.
- Leve ao forno durante 20 minutos 200*c, e, depois reduza para 170*c e deixe, até a crosta ficar douradinha.



















