Aqui partilho as minhas receitas, e experiências na minha cozinha, onde eu adoro estar.
quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017
Vieras gratinadas
terça-feira, 7 de fevereiro de 2017
Kir royale
domingo, 16 de outubro de 2016
Pão da TiTa versão alfarroba
Fazer pão num dia especial
Hoje é o dia mundial do pão não podia deixar passar sem fazer um... Aquela receita que eu andava há muito tempo para experimentar mas que ia ficando para traz , quando li este desafio lembrei-me e fui logo buscar o último livro da joana Roque que tem uma receita de pão que me chamou a atenção o "Pão da TiTa".
Claro que não fiz bem, bem igual, mas eu tenho muita dificuldade em seguir uma receita à risca...
Pão da TiTa versão alfarroba
420 gr de farinha de trigo sem fermento
80 gr de farinha de alfarroba
420ml de água morna
1 colher de chá de sal
1/2 saquetas de levedura seca
Sementes para polvilhar.
Para preparar a massa eu usei a MFP.
1* os líquidos depois os sólidos e liga no programa de amassar e levedar ( a minha máquina é do Lidil é o programa 6 ).
Quando acabar, ligue o forno a 200*c e coloque um tacho de barro ou um Pirex com tampa a aquecer.
Com cuidado retire o tacho quente do forno e polvilhe com farinha coloque lá a massa e tape o tacho com a tampa .
Coloque o tacho no forno e deixe cozer cerca de 30/35 minutos.
Ao fim desse tempo retire a tampa e deixe mais 5 minutos para ficar com a crosta mais douradinha .
Quando gostar da cor retire e desenforme.
Esta versão ficou deliciosa .
#wbd2016 #worldbreadday2016
quarta-feira, 21 de setembro de 2016
Cheesecake de mirtilos
segunda-feira, 5 de setembro de 2016
Pufs de filadelphia e compota de mirtilo
segunda-feira, 25 de julho de 2016
Frango do jamie
- 1 frango do campo cortado
- 1/2 pau de canela
- 1 mão cheia de tomilho fresco de preferência
- Casca de 2 limões
- 10 dentes de alho com a casca
- 560 ml de leite
- Azeite
- Flor de sal
- Pimenta moída
Vai necessitar de um tacho ou frigideira que possa ir ao forno. Comece por temperar bem a carne com sal e pimenta. Depois coloque-a no tacho ou frigideira com um fio de azeite bem aquecido e leve ao lume. Vá virando o frango de forma a deixá-lo tostado em todos os lados – é normal que a pele se agarre ao fundo, mas não tem problema se ficar meio rasgada. Quando estiver pronto, desligue o lume e deite fora o excesso de azeite, mantendo o fundo da panela sujo com os restos de pele derretida – é isso que vai deixar um gosto caramelizado absolutamente deslumbrante no final.
Agora só tem de juntar o frango e o resto dos ingredientes no tacho sujo e deixar cozinhar sem tampa durante uma hora e meia no forno pré-aquecido a 190º C. De vez em quando, abra o forno e regue a carne com o molho. O que vai acontecer é que o frango ficará tostado por fora e macio por dentro. E a mistura do leite com o limão dar-lhe-á um molho coalhado. A canela, o alho e o tomilho farão o resto.
Depois é só servir. Acompanhei com arroz branco e a bela batata frita.





















