sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Pasta com frutos do mar

E chegamos ao prato principal... Uma maravilha.
A massa pode ser feita com antecedência e congelar, na altura coloca a em água a ferver temperada de sal e um fio de azeite. durante 2 a 3 minutos.


Pasta com frutos do mar



Pasta fresca de coentros

200 gr de farinha tipo 65
50 gr de farinha de espelta
2 ovos
50 gr de coentros  
2 dentes de alho
Sal qb

Coloque no processador os coentros e os alhos, ligue no máximo até ficar bem picado, depois adicione a farinha, misture muito bem e adicione os ovos um a um e uma pitada de sal, deixe o processador trabalhar até formar una bola.
Retire coloque numa bancada polvilhada de farinha e amasse um pouco, forme uma bola envolva numa película aderente e deixe descansar cerca de 30 minutos.
Depois com ajuda de uma máquina para pasta fresca passe várias vezes até ficar bem fina e corte em taglitelle. Reserve.
Na devida altura coloque água a ferver com sal e um fio de azeite e coza a massa durante 2 a 3 minutos.

Molho com frutos do mar

200 gr de amêijoas 
200 gr de mexilhões 
200 gr de lingueirões 
200 gr de miolo de camarão 

Abra separadamente os mariscos a bulhão pato, retire as cascas ( reserve alguns com casca para decorar).
Reserve o caldo á bulhão pato.


Agora vamos preparar o molho com frutos do mar.

1 cebola pequena picada
1 dente de alho picado 
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de polpa de tomate
100 ml d natas 
1 colher de sopa de caril
Caldo á bulhão pato qb
Coentros picados
Molho tabasco qb

Numa caçarola faz-se um refugado com a cebola, o alho e o azeite.
Quando a cebola estiver dourada adicione um pouco de caldo, a polpa de tomate, depois o caril deixe ferver, adicione depois as natas, o tabasco.
Retifique os temperos, adicione os mariscos envolva e polvilhe com os coentros picados.
Coloque a massa em 2 pratos adicione o molho dos frutos do mar e decore com os mariscos que reservou com casca, pode polvilhar com mais coentros picados e sirva a sua cara metade, vai ver que valeu a pena...


quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Vieras gratinadas

Uma sugestão de entrada deliciosa...
Ninguém vai resistir .

Vieras gratinadas 

200 gr de vieiras congeladas
1 colher de sobremesa de manteiga de ervas
Sal e pimenta qb
1dl de espumante
2 colheres de sopa de natas
2 colheres de molho bechamel
2 folhas de massa filo 
Queijo parmesão ralado.


Coloque numa frigideira a manteiga a derreter, de seguida adicione as vieiras temperadas de sal e pimenta.
Deixe cozer durante 2 minutos de cada lado, retire e reserve.
Adicione na frigideira o espumante depois as natas e depois o bechamel, deixe apurar deve ficar com um molho grosso.

Corte 1 folha de massa filo em 4 e coloque num ramekins untado com margarina, coloque um quadrado de cada vez, com as pontas desencontradas , repita o processo com outro ramekins.
Coloque as vieiras lá dentro depois divida o molho pelos dois remicans e polvilhe com o queijo parmesão. Leve ao forno a gratinar e sirva.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Kir royale

Bom dia... Bom dia, depois de uma ausência tão grande vou recompensar com muitas betisses, mas não pensem que  tenho estado parada, pelo contrário muito trabalho no natal, muitas encomendas.
Agora está mais calmo...
Vou começar com uma deliciosa ementa para o dia dos namorados.
Vamos preparar o apitivo...

 kir royale


1 cl de creme de cassis
Espumante qb
Dois morangos para decorar

Colocar em cada flute o creme de cassis e encher de espumante que deve estar de preferência fresco.
Depois é só decorar com os morangos.




domingo, 16 de outubro de 2016

Pão da TiTa versão alfarroba

World Bread Day 2016
Fazer pão num dia especial

Hoje é o dia mundial do pão não podia deixar passar sem fazer um... Aquela receita que eu andava há muito tempo para experimentar mas que ia ficando para traz , quando li este desafio lembrei-me e fui logo buscar o último livro da joana Roque que tem uma receita de pão que me chamou a atenção o "Pão da TiTa".
Claro que não fiz bem, bem igual, mas eu tenho muita dificuldade em seguir uma receita à risca...


Pão da TiTa versão alfarroba

420 gr de farinha de trigo sem fermento
80 gr de farinha de alfarroba
420ml de água  morna
1 colher de chá de sal
1/2 saquetas de levedura seca
Sementes para polvilhar.

Para preparar a massa eu usei a MFP.
1* os líquidos depois os sólidos e liga no programa de amassar e levedar ( a minha máquina é do Lidil é o programa 6 ).
Quando acabar, ligue o forno a 200*c e coloque um tacho de barro ou um Pirex com tampa a aquecer.
Com cuidado retire o tacho quente do forno e polvilhe com farinha coloque lá a massa e tape o tacho com a tampa .
Coloque o tacho no forno e deixe cozer cerca de 30/35 minutos.
Ao fim desse tempo retire a tampa e deixe mais 5 minutos  para ficar com a crosta mais douradinha .
Quando gostar da cor retire e desenforme.
Esta versão ficou deliciosa .


 #wbd2016 #worldbreadday2016

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Cheesecake de mirtilos

Foi daquelas sobremesas que foram aprovadas cá em casa, e repetidas imensas vezes durante o verão.
Talvez por isso me esqueci de publicar, só reparei hoje quando me pediram pessoalmente a receita.
Aqui está ela a pedido da amiga Sofia.


Chesecake de mirtilos

Base:
200 gr de bolacha de canela ou digestiva
2 colheres de sopa de margarina becel
Cheese :
2 embalagens de philadelfia
1 pacote de natas
130 de açúcar
4 ovos
1 colher de sobremesa de essência de baunilha

Colins de mirtilo :
1 caixinha de mirtilos ( 120 gr )
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de café de essência de baunilha
2 folhas de gelatina .


Comece por triturar as bolachas, depois misture a margarina e coloque numa forma forrando o fundo, prensando com força, reserve.
Agora vamos ano cheese, numa tigela coloque todos os ingredientes e bata com a varinha mágica e leve ao forno a 180*c até ficar firme. Retire do forno e enquanto vai arrefecendo, vamos preparar o colins.
Coloque as folhas de gelatina de molho em água fria.
Num tachinho coloque os mirtilos com o açúcar  e a essência , vai ao lume a ferver durante 10 minutos, retire do lume e adicione a gelatina, misture bem, deixe arrefecer um pouco e derrame sobre o cheesecake, vai para o frigorífico até a hora de servir.
Na hora de servir desenforme e decore a gosto.


segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Pufs de filadelphia e compota de mirtilo

Chegou setembro acabou as férias, começa a escola, o trabalho... Em fim começo na rotina, no trabalho e na minha cozinha.
Vou partilhar os folhados que fizeram sucesso cá em casa, espero que gostem desta partilha.

Puffs de filadelphia e compota de mirtilo 

2 bases de massa folhada retangular
Manteiga para pincelar as massas
100 gr de queijo filadelphia
1 ovo
1 colher de sobremesa de rum
Compota de mirtilo qb
Açúcar para polvilhar

Numa uma base de massa, pincele com manteiga e sobreponha à outra massa.
Passe com rolo da massa, para ficar esticada e com metade do volume.
Enrole a massa como se fosse uma torta e leve ao congelador cerca de 10 minutos, enrolada no papel vegetal.
Entretanto misture o queijo com o ovo e o rum.
Passados os 10 minutos retire o rolo do congelador, retire o papel vegetal que pode aproveitar para colocar num tabuleiro.
Corte em rodelas de 1 cm, depois com os dedos faça um pouco de pressão e vá dando uma forma de concha, de seguida, com ajuda de uma colher de café, coloque no meio uma colher de queijo e uma colher de compota de mirtilo, una as pontas e faça pressão para ficar uma concha bem fechada, coloque num tabuleiro e polvilhe com açúcar.
Repita até acabar as rodelas de massa.
Leve ao forno a 180*c até ficarem bem doradinhos.

segunda-feira, 25 de julho de 2016

Frango do jamie

Quando vi esta receita no blog do casal mistério, achei um pouco estranha, por isso resolvi experimentar.
Fiz umas alterações, claaaaaaro.
Mas ficou delicioso, a família aprovou e vai ser repetida muitas vezes.


Frango do oliver

  • 1 frango do campo cortado
  • 1/2 pau de canela
  • 1 mão cheia de tomilho fresco de preferência 
  • Casca de 2 limões
  • 10 dentes de alho com a casca
  • 560 ml de leite
  • Azeite
  • Flor de sal
  • Pimenta moída

Vai necessitar de um tacho ou frigideira que possa ir ao forno. Comece por temperar bem a carne com sal e pimenta. Depois coloque-a no tacho ou frigideira com um fio de azeite bem aquecido e leve ao lume. Vá virando o frango de forma a deixá-lo tostado em todos os lados – é normal que a pele se agarre ao fundo, mas não tem problema se ficar meio rasgada. Quando estiver pronto, desligue o lume e deite fora o excesso de azeite, mantendo o fundo da panela sujo com os restos de pele derretida – é isso que vai deixar um gosto caramelizado absolutamente deslumbrante no final.

Agora só tem de juntar o frango e o resto dos ingredientes no tacho sujo e deixar cozinhar sem tampa durante uma hora e meia no forno pré-aquecido a 190º C. De vez em quando, abra o forno e regue a carne com o molho. O que vai acontecer é que o frango ficará tostado por fora e macio por dentro. E a mistura do leite com o limão dar-lhe-á um molho coalhado. A canela, o alho e o tomilho farão o resto.

Depois é só servir. Acompanhei com arroz branco e a bela batata frita.