Aqui partilho as minhas receitas, e experiências na minha cozinha, onde eu adoro estar.
domingo, 19 de março de 2017
Bolo de pastinaca
domingo, 12 de fevereiro de 2017
Suflê de chocolate
Suflê de Chocolate
3 gemas
50g de açúcar
70g de manteiga
80g de chocolate em barra
3 claras
Uma pitada de Sal
Pimenta Rosa qb
Coloque o chocolate e a manteiga a derreter no microondas, vá desligando e mexendo para não queimar.
Bata as gemas com metade do açúcar até ficar um creme esbranquiçado.
Misturar o creme ao chocolate derretido com a manteiga.
bata as claras com a batedeira com uma pitada de sal.
Comece por bater devagar e vá aumentando a velocidade ao poucos, até ficar um creme firme e brilhante. Adicione o resto do açúcar.
Comece a adicionar as claras ao chocolate, Coloque aos poucos as claras, envolvendo do centro para fora.
Pincele os ramekins em que vai servir o suflê com manteiga e polvilhe com açúcar.
Com uma concha, coloque a mistura nos ramekins.
Vão a cozer durante 15 minutos no forno pré aquecido a 150ºC. Desligue o forno mas não retire logo, por causa do choque térmico.
sirva com uma bola de gelado de baunilha e polvilhe com pimenta rosa.
sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017
Pasta com frutos do mar
quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017
Vieras gratinadas
terça-feira, 7 de fevereiro de 2017
Kir royale
domingo, 16 de outubro de 2016
Pão da TiTa versão alfarroba
Fazer pão num dia especial
Hoje é o dia mundial do pão não podia deixar passar sem fazer um... Aquela receita que eu andava há muito tempo para experimentar mas que ia ficando para traz , quando li este desafio lembrei-me e fui logo buscar o último livro da joana Roque que tem uma receita de pão que me chamou a atenção o "Pão da TiTa".
Claro que não fiz bem, bem igual, mas eu tenho muita dificuldade em seguir uma receita à risca...
Pão da TiTa versão alfarroba
420 gr de farinha de trigo sem fermento
80 gr de farinha de alfarroba
420ml de água morna
1 colher de chá de sal
1/2 saquetas de levedura seca
Sementes para polvilhar.
Para preparar a massa eu usei a MFP.
1* os líquidos depois os sólidos e liga no programa de amassar e levedar ( a minha máquina é do Lidil é o programa 6 ).
Quando acabar, ligue o forno a 200*c e coloque um tacho de barro ou um Pirex com tampa a aquecer.
Com cuidado retire o tacho quente do forno e polvilhe com farinha coloque lá a massa e tape o tacho com a tampa .
Coloque o tacho no forno e deixe cozer cerca de 30/35 minutos.
Ao fim desse tempo retire a tampa e deixe mais 5 minutos para ficar com a crosta mais douradinha .
Quando gostar da cor retire e desenforme.
Esta versão ficou deliciosa .
#wbd2016 #worldbreadday2016

























