quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Bolas de berlim



No fim da grande aventura que foi limpar a MFP (a massa cresceu tanto que saiu por todos os lados). Já estão feitas as bolas de berlim, ficaram maravilhosas, estava a ver que não conseguia tirar fotos.
Para a 1ª vez acho que ficaram muito boas, não é difícil de fazer nem dá muito trabalho(tirando a parte de limpar a maquina).
Fiz umas sem creme porque o meu filho mais novo só gosta sem creme .

"Bolas de berlim"
1 chávena e meia de leite morno
30 gr fermento padeiro
3 ovos batidos
40 gr de margarina derretida
600 gr de farinha tipo 55
1 chávena de açucar
1 pitada de sal
raspa de 1 limão

Derrete-se o fermento no leite, os ovos são batidos previamente.
Colocam-se todos os ingredientes na cuba da MFP, primeiro os liquidos , depois os sólidos ou pela ordem dos que esta aqui em cima. Liga-se no programa de amassar e levedar (na minha é o 8).
Fritam-se em bastante óleo para as bolas boiarem e não deve estar demasiado quente se não ficam pretas por fora e cruas por dentro. (Coloquei a massa na fritadeira com ajuda de duas colheres de sopa.)
No fim de fritas colocam-se num papel absorvente e passam-se por açucar.
Para finalizar da-se um golpe nas bolas e coloca-se o creme, que é muito rápido de fazer e fica muito bom.
Recheio: num tacho , aquece-se 2,5 dl de leite.
Numa tigela, mistura-se 3 colheres de sopa de açucar, 1 colher e meia de sopa de farinha, 1 ovo e mais 2 gemas, 1 colher de café de essência de baunilha, uma pitada de sal fino, junta-se esta mistura ao leite quente e vai ao lume até engrossar.
Ficou delicioso.

(coloquei o recheio nas bolas com ajuda do saco pasteleiro) recheio.



4 comentários:

  1. Oi querida, aqui chamamos de sonhos.Adoro.Algumas pessoas os fazem assados, para evitar a fritura.Eu gosto do dois tipos.Suas bolas de berlim ficaram ótimas.Beijos e bom final de semana.

    ResponderEliminar
  2. Olá cá também a quem faça no forno, mas eu sou tradicionalista...bola de berlim tem de ser frita e com creme,ficaram uma maravilha os meus filhos devoraram as bolas a noite só havia uma,hé,hé,beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. Olà Beth, muito prazer em conhecer-te e desde jà agradeço a tua visita ao meu simples blog, gostei imenso de conhecer este teu e estas bolas de berlim me fazem crescer àgua na boca também jà fiz e estam postadas no meu blog mas eu nao as fritei fiz no forno ficaram excelentes sem gordura.

    Onde estàs vivendo?

    Parabens pelo teu blog e pelo teu trabalho aqui apresentado, adorei.

    Eu estou a pensar em voltar brevemente mas com menos aciduidade.

    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  4. olá ,obrigada pelo teu comentário,fico feliz por por estares com vontade de voltar a blogómania, eu moro na bonita cidade de caldas da rainha não sei se conheces,beijinhos.

    ResponderEliminar