domingo, 20 de janeiro de 2013

Alheira com açorda de espargos

  

Ontem foi um dia para esquecer.
Se tem coisas boas viver na aldeia, também tem coisas más, ontem por exemplo com o mau tempo, estive sem luz praticamente o dia todo, sem poder cozinhar porque tenho tudo eléctrico cá em casa, os meus filhos completamente "Alucinados"porque não tinham nada para fazer e não podiam sair.
Só por volta das 18 h é que apareceu a luz, mas ia e vinha com duração de 10 a 15 minutos,(da minha casa via o clarão das luzes em caldas, que raiva).
Com o vai-vem da electricidade lá consegui fazer o jantar para comer por volta das 21h. Depois do desabafo...Vamos a receita.


"Alheira com açorda de espargos"
1 alheira (esta era caseira...Parabéns Sr:Pedro)
Miolo de um pão tipo mafra ou alentejano (este miolo era de um pão alentejano,que congelei quando fiz a sapateira alentejana )
2 colheres de sopa de cebola picada
3 dentes de alho picados
2 colheres de sopa de coentros picados
6 espargos cortados em pedaços (2 a 3 cm de espessura)
azeite qb
sal e pimenta qb
2 ovos


Coloca-se o miolo de pão numa tigela com um pouco de água.
Num tacho coloca-se o azeite, a cebola, e os alhos e vai a alourar em lume brando, quando estiver refogado ,adiciona os espargos e os coentros, deixa ferver um pouco e junta-se o miolo de pão escorrido(não é espremido ).
Mistura-se tudo muito bem e deixa ferver um pouco, tempera-se de sal e pimenta.
Retira-se do lume e mistura os ovos mexendo sempre.

Coloca 1 palito em cada ponta da alheira, vai ao lume numa frigideira anti-aderente em lume baixo e tapada com uma tampa, vai-se virando para ficar bem assada.
Depois é só servir com a açorda . bom apetite



2 comentários: