sexta-feira, 9 de março de 2012

Lulas no forno


Este foi o meu jantar ontem.
É uma receita antiga, não muito complicada, mas deliciosa.
Lulas no forno:
É necessário, 1 kg de lulas congeladas limpas e cortadas em argolas grossas,
1 taça de sobremesa de arroz
molho bechamel
queijo ralado (eu usei mozarella)

O arroz é cozido com água e sal e um dente de alho, no fim de cozido é passado por água fria.
As lulas são estufadas normalmente. Num tacho põe-se, um pouco de azeite, cebola picada, alho picado, deixa-se "murchar" e adiciona-se as lulas. Depois têmpera-se com sal, pimenta, vinho branco e polpa de tomate. (Eu em vez do sal, usei um knorr de alho e coentros). Deixa-se estufar. Quando estiver pronto, adiciona-se 3 a 4 colheres de sopa de molho bechamel, deve ficar um molho grosso.
Num pirex, mete-se metade do arroz, depois as lulas estufadas, e tapam-se com o resto do arroz, depois cobre-se o arroz com o molho bechamel. Por fim polvilha-se com queijo ralado. Vai ao forno a gratinar.

O molho bechamel que eu costumo usar é de compra( é mais rápido),mas ontem como tinha tempo fui eu que fiz, da seguinte maneira:
Num tacho mete-se 2 colheres de sopa de margarina a derreter, em seguida junta-se 1 colher de sopa bem cheia de farinha de trigo, mexendo sempre muito bem, depois vai-se adicionando 2 dl de leite, mexendo sempre até engrossar.
Tira-se do lume, e tempera-se com sal e pimenta.( Eu gosto de pôr umas gotas de molho inglês ).
Se ficar engranitado, passe com a varinha mágica e se for necessário acrescente um pouco de leite.

Sem comentários:

Enviar um comentário